Revista 108 - CRF-SP em Ação - Atualização profissional online

rf108_cabecalho

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 108 - AGO - SET - OUT / 2012

Revista 108 setinha CRF-SP em Ação setinha Atualização profissional online


Atualização profissional online

CRF-SP realiza Programa de Capacitação em Antibióticos transmitido pela internet

Dr. Carlos Araújo tratou sobre Farmacologia de Antimicrobianos (Foto: Chico Ferreira / Agência Luz)
Dr. Carlos Araújo tratou sobre Farmacologia de Antimicrobianos. Palestra está disponível no portal do CRF-SP (Foto: Chico Ferreira / Agência Luz)

Para ampliar as discussões e aprimorar as técnicas e serviços prestados pelo farmacêutico na dispensação e controle dos antimicrobianos, o CRF-SP está promovendo, por meio de seu Grupo Técnico de Antibióticos, um programa de capacitação sobre o tema.

De setembro a dezembro desse ano, quatro especialistas renomados no Brasil ministram cursos com conteúdos específicos sobre antibióticos. Os assuntos abrangem farmacologia, mecanismos de resistência, interações medicamentosas, reações adversas e impactos da regulamentação dos antimicrobianos no país. “A capacitação é uma ferramenta importante, tanto para o crescimento profissional do farmacêutico, quanto para a sociedade, que contará com profissionais atualizados nas questões técnicas  e no uso racional de antibióticos”, afirma o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Eduardo Menegasso.

Palestras de capacitação em antibióticos podem ser acompanhadas ao vivo no portal do CRF-SP (Foto: Chico Ferreira / Agência Luz)
Palestras de capacitação em antibióticos podem ser acompanhadas ao vivo no portal do CRF-SP (Foto: Chico Ferreira / Agência Luz)
Os cursos são transmitidos ao vivo pela internet, por meio da tecnologia streaming. A primeira capacitação foi acompanhada por mais de 400 pessoas de diferentes lugares do Brasil e até do exterior. Para quem não puder acompanhar as discussões no momento em que elas ocorrem, ou desejar rever seus conteúdos, o CRF-SP disponíbiliza no portal www.crfsp.org.br os vídeos das palestras na íntegra para serem assistidas a qualquer momento.  

 

 

Grupo Técnico 

O Grupo Técnico de Antibióticos do CRF-SP foi criado em 2008 com o objetivo de discutir o tema, propor ações e desenvolver estratégias e materiais técnicos para os farmacêuticos. Ele é composto por especialistas que atuam na área e tem como ação de destaque a campanha permanente pelo uso racional de antibióticos e combate à resistência bacteriana. O Grupo também desenvolve folderes educativos e ministra palestras em todo o Estado.

A próxima palestra será no dia 22 de novembro, com o tema “Interações Medicamentosas e Reações Adversas dos Antimicrobianos”, ministrada pela dra. Chung Man Chin. 

Em 11 de dezembro, o assunto será “Impactos da Regulamentação”, ministrado pelo dr. Antônio Távora. As capacitações ocorrem sempre das 19h30 às 21h  na sede do CRF-SP e todas terão transmissão ao vivo pelo portal.

Mônica Neri

 

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico


Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.