Revista 108 - CRF-SP em Ação - Atualização profissional online

rf108_cabecalho

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 108 - AGO - SET - OUT / 2012

Revista 108 setinha CRF-SP em Ação setinha Atualização profissional online


Atualização profissional online

CRF-SP realiza Programa de Capacitação em Antibióticos transmitido pela internet

Dr. Carlos Araújo tratou sobre Farmacologia de Antimicrobianos (Foto: Chico Ferreira / Agência Luz)
Dr. Carlos Araújo tratou sobre Farmacologia de Antimicrobianos. Palestra está disponível no portal do CRF-SP (Foto: Chico Ferreira / Agência Luz)

Para ampliar as discussões e aprimorar as técnicas e serviços prestados pelo farmacêutico na dispensação e controle dos antimicrobianos, o CRF-SP está promovendo, por meio de seu Grupo Técnico de Antibióticos, um programa de capacitação sobre o tema.

De setembro a dezembro desse ano, quatro especialistas renomados no Brasil ministram cursos com conteúdos específicos sobre antibióticos. Os assuntos abrangem farmacologia, mecanismos de resistência, interações medicamentosas, reações adversas e impactos da regulamentação dos antimicrobianos no país. “A capacitação é uma ferramenta importante, tanto para o crescimento profissional do farmacêutico, quanto para a sociedade, que contará com profissionais atualizados nas questões técnicas  e no uso racional de antibióticos”, afirma o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Eduardo Menegasso.

Palestras de capacitação em antibióticos podem ser acompanhadas ao vivo no portal do CRF-SP (Foto: Chico Ferreira / Agência Luz)
Palestras de capacitação em antibióticos podem ser acompanhadas ao vivo no portal do CRF-SP (Foto: Chico Ferreira / Agência Luz)
Os cursos são transmitidos ao vivo pela internet, por meio da tecnologia streaming. A primeira capacitação foi acompanhada por mais de 400 pessoas de diferentes lugares do Brasil e até do exterior. Para quem não puder acompanhar as discussões no momento em que elas ocorrem, ou desejar rever seus conteúdos, o CRF-SP disponíbiliza no portal www.crfsp.org.br os vídeos das palestras na íntegra para serem assistidas a qualquer momento.  

 

 

Grupo Técnico 

O Grupo Técnico de Antibióticos do CRF-SP foi criado em 2008 com o objetivo de discutir o tema, propor ações e desenvolver estratégias e materiais técnicos para os farmacêuticos. Ele é composto por especialistas que atuam na área e tem como ação de destaque a campanha permanente pelo uso racional de antibióticos e combate à resistência bacteriana. O Grupo também desenvolve folderes educativos e ministra palestras em todo o Estado.

A próxima palestra será no dia 22 de novembro, com o tema “Interações Medicamentosas e Reações Adversas dos Antimicrobianos”, ministrada pela dra. Chung Man Chin. 

Em 11 de dezembro, o assunto será “Impactos da Regulamentação”, ministrado pelo dr. Antônio Távora. As capacitações ocorrem sempre das 19h30 às 21h  na sede do CRF-SP e todas terão transmissão ao vivo pelo portal.

Mônica Neri

 

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico