Revista 107 - Farmacêuticos de Atitude



Revista do Farmacêutico 107
PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 107 - MAI - JUN - JUL / 2012

Revista 107 setinha Farmacêuticos de Atitude

 

Profissional de valor

Farmacêuticos mostram na prática que atitude e vontade viabilizam o exercício da profissão com excelência

Dra. Eliete Bachrany Pinheiro (Foto: Thais Noronha)
Dra. Eliete na área reservada à atenção farmacêutica: 510 pacientes monitorados em oito meses de trabalho (Foto: Thais Noronha)

Desde o começo do ano, o CRF-SP vem disseminando uma linha de conduta com o tema o “Tenha atitude e faça a diferença”, ou seja, o que o farmacêutico está fazendo para mudar a realidade diante de situações adversas na carreira? Nesse contexto, alguns profissionais estão obtendo resultados positivos com atitudes que, além de fazerem a diferença, provam dia a dia que o trabalho exercido com zelo e conhecimento torna-se um diferencial competitivo e capaz de infl uenciar na decisão do paciente. Veja abaixo dois bons exemplos:

Um bom exemplo

 Edivaldo Buossi é sócio-proprietário de quatro franquias da Rede Farmais e percebeu que precisava diferenciar suas drogarias da concorrência. Apesar de não ser farmacêutico, tomou conhecimento sobre a atividade de atenção farmacêutica e decidiu implementá-la.

Enquanto isso, a dra. Eliete Bachrany Pinheiro, formada há três anos, mas com uma vasta experiência em farmácias, acabava de concluir o curso do CRF-SP “Manejo do tratamento de pacientes com hipertensão”, ministrado pelo dr. Daniel Bazoli, e foi convencida por ele da importância desse trabalho junto aos pacientes. “Assim que saí da universidade, senti a responsabilidade de fazer algo diferente. Percebi que não bastava colocar a culpa nos governantes, eu poderia fazer a diferença”, destaca dra. Eliete.

Dizem que o universo sempre conspira a favor quando há muita vontade de atingir um objetivo. Nesse caso, Buossi encontrou a dra. Eliete num processo seletivo e percebeu que a farmacêutica tinha o perfil de uma profissional diferenciada e com as características que procurava. Com disposição e iniciativa, dra. Eliete deu início a um projeto numa pequena unidade na Zona Leste da capital. Ela começou a entrevistar os pacientes e explicar o trabalho de atenção farmacêutica. Como muitos deles eram hipertensos ou diabéticos, ela passou a monitorar os índices de glicemia e massa corpórea. O resultado veio em seguida, constatado pelo aumento da adesão ao tratamento e crescimento do fluxo de clientes. “O proprietário viu de perto quantos pacientes voltavam para ser orientados e se convenceu de que a iniciativa agrega valor ao estabelecimento. A partir disso, começou a me apoiar muito.”

Nessa rotina, a farmacêutica identificou um ponto importante. Muitos pacientes não obtinham resultados no tratamento pelo simples fato de usarem o medicamento de forma errada, em horários não recomendados e misturados com outros tipos de medicamentos. “Pura falta de orientação. Havia uma lacuna a ser preenchida.”

Em pouco tempo, a dra. Eliete foi transferida para uma unidade maior da Farmais, na Mooca, rodeada por quatro hospitais e com média de 15 mil clientes por mês. “É um grande desafio, mas tem dado tão certo que os médicos da região estão recomendando aos pacientes que procurem pela farmácia por causa da atenção farmacêutica. Muitos mostram a ficha com os índices monitorados na farmácia e me contam que os médicos me parabenizam pela iniciativa”. Ela destaca que foram 510 atendimentos em oito meses.

Dra. Eliete medindo pressão, e via recebida pelo paciente com os índices para apresentar ao médico (Fotos: Thais Noronha)
Após ter a pressão aferida, o paciente recebe uma via com os índices para apresentar ao médico (Fotos: Thais Noronha)

 Dificuldades

Sabe-se que os empecilhos são enormes, a começar pelo espaço físico da farmácia que, muitas vezes, não é suficiente para um atendimento com qualidade. Dra. Eliete começou o atendimento em uma pequena sala de aplicação e hoje tem um local especial apenas para isso. “No meu caso, o empresário acreditou no trabalho e transformou o espaço. Além disso, hoje sou exclusiva para prestar atenção farmacêutica”.

Outro aspecto é a parte burocrática, que absorve o farmacêutico e o impede de atuar em outras frentes. “Agradeço muito ao CRF-SP por causa dos cursos de aprimoramento. No dia a dia, ficamos tão mergulhados nos documentos que esses cursos são fundamentais para reativar o nosso trabalho assistencial.”

Para quem pretende seguir o mesmo caminho, dra. Eliete avisa: “Fazer acontecer não é fácil, mas é possível quando se tem vontade. A rotina exige muito do farmacêutico, mas o resultado é gratificante.”

Pioneirismo e superação

Foi com determinação e muita vontade de superar as dificuldades que a dra. Graziela Amato Spadão montou, em Ribeirão Preto, em 1995, a primeira farmácia da região especializada no atendimento a pessoas com síndrome metabólica. “Ao criarmos uma relação farmacêutico/paciente, passamos a ter uma importância em sua vida, ajudando-o a aderir com mais facilidade ao tratamento e, por consequência, a melhorar a qualidade de vida. Essa é a nossa meta.”

Dra. Graziela Amato Spadão (Foto: Arquivo Pessoal)
Atendimento individualizado é primordial para dra. Graziela Spadão (Foto: arquivo pessoal)

A farmácia da dra. Graziela conta com duas farmacêuticas que prestam atendimento em mesas individuais, e não em balcões. Quando há suspeita de que o paciente apresenta dúvidas relacionadas aos medicamentos, a ele é oferecido o serviço de atenção farmacêutica. Se aceito, ele assina um termo de consentimento e agenda seu primeiro atendimento (ou entrevista), quando são avaliados os medicamentos utilizados, exames laboratoriais e outros documentos relacionados a sua saúde. “Tudo o que é conversado nos atendimentos é registrado em fichas específicas, que são arquivadas no prontuário dele. O acompanhamento se dá em vários retornos, durante o tempo que o paciente se dispuser.”

Thais Noronha, com informações de Renata Gonçalez

 

 

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