Revista 107 - Curtas e Boas

 

 


Revista do Farmacêutico 107
PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 107 - MAI - JUN - JUL / 2012

Revista 107 setinha Curtas e Boas



Novo antiasmático pode chegar ao SUS em 2013, diz Farmanguinhos

Farmanguinhos (Foto: Divulgação / Ministério da Saúde)O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fiocruz, firmou uma parceria com o laboratório espanhol Chemo para a produção de um novo antiasmático destinado à rede pública de saúde. A iniciativa deve propiciar a economia de cerca de R$ 100 milhões ao longo de cinco anos para o SUS e beneficiar aproximadamente 200 mil pessoas. “É um broncodilatador em cápsula, que libera um pó inalado pela pessoa. Estamos em fase de registro na Anvisa e esperamos que isso ocorra até o início de 2013”, explica o diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe da Silva.  

Fonte: Portal G1.


 

As capas médicas da revista Veja

O jornalista Luís Nassif publicou no site do Observatório da Imprensa uma crítica às capas sobre medicina e saúde publicadas pela revista Veja, da editora Abril. Em seu comentário, o jornalista diz que a propaganda médica sofre inúmeras restrições, porque se trata de um produto que pode afetar a saúde do público.

Veja (Foto: Reprodução)Para o jornalista, algumas publicações de alcance nacional têm recorrido a um expediente, provavelmente para burlar as restrições à propaganda: reportagens com todos os sinais de terem sido encomendadas pelos laboratórios interessados. Como exemplo ele cita a capa da revista Veja de setembro de 2011, que traz matéria sobre o medicamento Victoza®, para combate à obesidade. O medicamento é para tratamento de diabetes tipo 2, não é recomendado para emagrecimento. 

A capa provocou reação dos setores de saúde, a ponto da Anvisa exigir uma Nota de Esclarecimento da editora Abril. Mesmo assim, na semana seguinte, a revista MdeMulher, da mesma Editora Abril, publicou reportagem semelhante sobre o Victoza®. Veja a crítica completa no link: 

Fonte: Correio do Brasil.

 


Instituto Butantan desenvolve potente anti-inflamatório

O Instituto Butantan (SP) está desenvolvendo pesquisa inédita sobre um potente medicamento capaz de aliviar dores decorrentes das lesões de nervos e inflamações. Os primeiros resultados do estudo, aplicado em animais, apresentaram resultados muito promissores.

O medicamento busca reproduzir o funcionamento de uma proteína encontrada no sangue, mais precisamente nos glóbulos brancos, chamada ligante de cálcio S100A9. Os testes iniciais com essa substância mostraram que o medicamento possui boa ação mesmo em baixa dosagem, e uma fácil administração por via oral, o que viabilizaria os custos de produção. Além destas propriedades, a ação da proteína mostrou-se eficaz também no tratamento de lesões agudas e crônicas.

Fonte: Portal UOL.

 

Droga pode detectar Alzheimer mais cedo

Uma nova droga chamada florbetaben pode antecipar o diagnóstico da doença de Alzheimer e dar aos médicos condições de frear seu desenvolvimento. A substância é capaz de detectar, no cérebro do paciente, a presença de placas amiloides, proteínas que danificam os neurônios e causam a doença. 

Até agora os cientistas só podiam diagnosticar a doença em seu estágio avançado, por meio de seus sintomas. A nova pesquisa descobriu que o florbetaben pode se ligar a essas placas, e ser detectado durante uma tomografia. Assim, é possível perceber indícios da doença antes que ela se desenvolva. O estudo foi liderado pelo neurologista Marwan Sabbagh, do Instituto de Pesquisas Sun Health, dos EUA. 

Fonte: Revista Veja.

 


Vacina (Foto: Panthermedia / Alexander Raths)Vacina cubana

Serão iniciados neste ano os primeiros testes clínicos de uma vacina desenvolvida para combater a bactéria pneumococo, que é o agente patogênico que provoca pneumonias, meningites e sepses. O estudo está sendo conduzido por cientistas cubanos do Instituto Finlay de Havana e do Centro de Química Biomolecular da ilha.

A equipe deste projeto é a mesma que criou a vacina Va-Mengoc-BC, a primeira e única efetiva no mundo contra o meningococo do grupo B.

Fonte: Veja Online.



 

 

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.