Revista 107 - CRF-SP em Ação - Antibióticos: dois anos depois

Nº 107 - MAI - JUN - JUL / 2012

Revista 107 setinha CRF-SP em Ação setinha Antibióticos: dois anos depois

Antibióticos: dois anos depois

Seminário para avaliação dos impactos da restrição nas vendas de antibióticos aprova RDC 20/11, mas aponta necessidades de avanços, entre eles o fracionamento de medicamentos

Seminário de antimicrobianos: propostas de medidas que contribuam para a redução da resistência bacteriana (Divulgação / CRF-SP)

Quando a Anvisa editou a RDC 20/11, criando novas regras para a prescrição e dispensação de antibióticos no país, o CRF-SP foi uma das entidades a defender a iniciativa, por avaliar que se tratava de uma medida importante em favor do uso racional de medicamentos no país.

Passados dois anos da implantação da medida, o Conselho promoveu em São Paulo, no dia 18 de agosto, o Seminário Avaliação dos Impactos da Restrição na Venda de Antimicrobianos, do qual participaram representantes da indústria, dos prescritores, da Anvisa e dos farmacêuticos.

Os palestrantes, de uma maneira geral, foram unânimes em destacar a aprovação da RDC 20/11, mas apontaram que são necessárias outras medidas para que haja maior efetividade no combate à resistência bacteriana.

Dois pontos estimularam intenso debate entre os participantes. Um deles foi a necessidade de revisão dos critérios de prescrição, haja vista que muitos prescritores ainda usam os antimicrobianos de forma preventiva ou para atender o desejo dos pacientes. O outro ponto foi sobre a importância do fracionamento das embalagens para atender a necessidade exata de cada paciente, que veio à tona por uma intervenção do presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso.

O representante das indústrias, dr. Lauro Moretto, afirmou que a mudança nas embalagens pode ser discutida, mas que é necessário que esse debate ocorra de forma técnica e não com base em argumentos ideológicos. Já a representante da Anvisa, dra. Maria Eugênia Cury, anunciou em primeira mão uma audiência pública em setembro para discutir sobre a questão dos medicamentos no país.

Mais de cem farmacêuticos acompanharam e evento no auditório, que também foi transmitido ao vivo pela internet.

Davi Machado

Capacitação

O CRF-SP promoverá a partir de setembro uma série de palestras sobre os antimicrobianos. As palestras ocorrerão na sede do Conselho em São Paulo, sempre das 19h30 às 21h e serão transmitidas ao vivo pela internet. Veja programação:

Farmacologia de Antimicrobianos

Dr. Carlos Eduardo Pulz Araújo

Mecanismos de Resistência Bacteriana

Dr. Nilton Lincopan Huenuman

Interações Medicamentosas e Reações Adversas dos Antimicrobianos

Dra. Chung Man Chin

Impactos da Regulamentação

Dr. Antônio Távora

setinha  Voltar ao Sumário