Revista 107 - Plantas Medicinais e Fitoterápicos



Revista do Farmacêutico 107
PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 107 - MAI - JUN - JUL / 2012

Revista 107 setinha Plantas Medicinais e Fitoterápicos


A vez dos fitoterápicos?

CRF-SP cria curso gratuito para preparar o farmacêuticoa dispensar fitoterápicos. Dosagens, efeitos colaterais econtraindicações estão no conteúdo programático

Plantas nos Tubos (Foto Shawn Hempel - Panthermedia)Não é de hoje que o Brasil desperta o interesse científico de diversos países, especialmente pela diversidade de produtos vegetais em todo o território. Soma-se a essa característica a ascensão do mercado de plantas medicinais e fitoterápicos que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais, movimenta, em média, 500 milhões de dólares por ano. Especialistas acreditam que, das 250 mil plantas catalogadas no mundo pela Unesco, 55 mil estão em terras brasileiras, o que reforça ainda mais a oportunidade que o farmacêutico tem de apostar nessa área e, mais que isso, estar preparado para atender a população.

Vislumbrando esse bom momento e as possibilidades de trabalho para os farmacêuticos num mercado ascendente, o CRF-SP acaba de criar o curso “Cuidados Farmacêuticos em Fitoterápicos”.

Gratuito, o novo curso, com duração de oito horas, tem por objetivo auxiliar os farmacêuticos atuantes em farmácias e drogarias na orientação sobre os principais produtos fitoterápicos disponíveis no Brasil e suas aplicações. Entre outras questões, aborda cuidados com dosagens, efeitos adversos e restrições (veja conteúdo programático completo abaixo).

Com essa ação, o CRF-SP se alinha com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que vem estimulando os países a realizarem pesquisas para avaliar o potencial de suas plantas medicinais, e assim transformá-las em medicamentos eficazes e de custo acessível à população. Mais que um diferencial, o farmacêutico que reunir conhecimento para orientar sobre a utilização de medicamentos fitoterápicos, terá em suas mãos a oportunidade de aproveitar esse bom momento, conforme destaca o ministrante do curso dr. Luis Carlos Marques, especialista em Fitoterapia, mestre em Botânica, doutor em Ciências e professor de Farmacognosia. “Entendo que o farmacêutico ser conhecedor da Fitoterapia é uma necessidade. Com o crescimento do consumo da fitoterapia, surgem também os usos inadequados, as indicações aleatórias e misturas desconhecidas”.

A inclusão da fitoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2006 tem motivado muitas medidas, inclusive a edição da Relação de Fitoterápicos Essenciais.

Atualmente são 12 fitoterápicos distribuídos gratuitamente na rede pública. A iniciativa estimula a procura por esses medicamentos, o que também exige do farmacêutico o conhecimento pertinente para o exercício da função e da correta dispensação e orientação farmacêutica.

rf107_fito_box_fotos-ingvar-bjork-e-martina-kovacova-panthermedia
 

Conteúdo

 Durante a graduação, os estudantes de Farmácia têm contato com a disciplina Farmacognosia. No entanto, o foco é em controle de qualidade e fitoquímica. Daí a ideia da Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do CRF-SP de criar um curso que supra essa lacuna e ofereça ferramentas para que o farmacêutico prestar atenção farmacêutica com excelência nessa área.

Dr. Luis Carlos destaca que o curso apresenta as características principais da fitoterapia enquanto terapêutica alopática de origem vegetal, envolvendo formulações de composição química mista, de efeitos diversos e aditivos, de menor toxicidade, etc. Ele destaca que, complementarmente, pretende-se rever os produtos fitoterápicos registrados e comercializados, aprofundando o conhecimento sobre seus efeitos, mecanismos, interações e contraindicações. “Daremos todo o arsenal teórico necessário para que o farmacêutico desempenhe adequadamente suas funções nas farmácias e drogarias na dispensação de fitoterápicos.”

O curso é gratuito e será ministrado em diversas regiões do Estado. Acompanhe as datas pelo portal www.crfsp.org.br.
Mais informações e inscrições: (11) 3067-1462 / 1468.

Thais Noronha

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.