XIX Congresso Farmacêutico de SP

Não Publicado

 

Segundo dia tem ministrantes internacionais e debates sobre diversas áreas de atuação

 

Presenças internacionais: Dr. Abdikarim Daud (Turquia), Dr. Kamal Dua (Índia/Austrália) e Dr. Philip Michael Hansbro (Austrália), com a coordenadora da Comissão Organizadora do Congresso, Dra. Terezinha Andreoli (Brasil)São Paulo, 7 de outubro de 2017.

O segundo dia do XIX Congresso Farmacêutico de São Paulo, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital, foi marcado por uma intensa programação de atividades para os congressistas, que se concentram nos andares 4º e 5º. Quem visitar os estandes poderá ter acesso a materiais técnicos, informações sobre lançamentos de produtos e serviços, além da possibilidade de trocar experiências com profissionais de todo o país. 

Pela manhã, a atividade especial “Let´s make Pharmacy great again!”, ministrada pelo farmacêutico somali Dr. Mohamed Abdi, contou com a interação dos farmacêuticos presentes e demonstrou por meio de uma apresentação teatral como a profissão pode resgatar o seu prestígio com a sociedade por meio do atendimento e serviços nas farmácias.

“O farmacêutico precisa resgatar o atendimento individualizado, com atenção e dedicação ao paciente, para que seu trabalho não seja confundido com o que uma máquina pode fazer. É necessário que o farmacêutico não pense apenas em si, mas pense também em seu paciente e faça um bom atendimento sempre, mesmo quando o paciente estiver com pressa ou impaciente”, apontou.

 

Atividade Let´s make pharmace great again, apresentada pelo ministrante internacional Dr. Abdikarim Daud com participação de voluntários do CRF-SP

 

Durante todo o dia, entre apresentações internacionais e temas que estão em evidência na profissão farmacêutica, os simpósios, mesas-redondas, lançamentos de publicações e muitas outras apresentações contaram com auditórios lotados e congressistas participativos que proporcionaram discussões de altíssimo nível em diversos segmentos.

Uma oportunidade de conhecer o dia a dia profissional de farmacêuticos de diversas partes do mundo. Paralela à programação ocorre uma série de palestras e eventos gratuitos abertos aos visitantes da Expofar. O auditório PAF, referência ao Programa de Assistência ao Farmacêutica, recebeu temas como farmácia magistral veterinária, farmácia clínica para gestão hospitalar, principais ramos de atuação do farmacêutico, saúde estética e muitos outros.

No mesmo andar, ao lado da área de exposição dos trabalhos científicos, as atividades abordaram temas que chamam a atenção de todos os profissionais como serviços farmacêuticos, cuidados à saúde do idoso, Alzheimer, envelhecimento cutâneo, diabetes, entre outros. Com sucesso de público, as palestras, simpósios e mesas-redondas também realçaram a qualidade de mais um dia do congresso.

Entre os temas, foram debatidos a prescrição farmacêutica, a gestão social de dependentes químicos, suplementos alimentares e alimentos funcionais, análise e gestão de risco de indústrias farmacêuticas, doenças respiratórias e fitoterápicos e homeopatia. Também foram abordados a vacina contra o ebola, o compliance no setor farmacêutico, como obter ascensão profissional, quais são as mudanças recentes na pesquisa clínica e a importância dos exames de proficiência e creditação na educação continuada.

Uma exposição de artigos antigos relacionados à farmácia também está à disposição dos congressistas e visitantes, que também podem prestigiar o painel com informações de farmacêuticos ilustres e que contribuíram para o fortalecimento da profissão. 

Novas atribuições em debate

O diretor-tesoureiro do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, participou do Simpósio Exames Laboratoriais no contexto das atribuições clínicas (Res. CFF 585/13), em que traçou um panorama para os profissionais mais jovens que desejam atuar no setor.

 

Dra. Luciene Moreira Marques, Dr. Paulo Caleb, Dr. Marcos Machado e Dra. Luciana Lopes no Simpósio Exames Laboratoriais no Contexto das Atribuições Clínicas

 

 

“Se comparado com anos atrás, as possibilidades hoje são totalmente diferentes e muito melhores. Vocês encontram um momento da profissão farmacêutica em que nós não estamos mais falando somente da dispensação de medicamento; estamos falando de um profissional voltado para área clínica. Agora, nossa luta é outra, para fazer atendimento e consulta farmacêutica. É importante saber em que contexto da profissão se encaixam os exames laboratoriais”. Os debates contaram com a participação do Dr. Paulo Caleb, Dra. Luciene Moreira Marques e Dra. Luciane Lopes.

A farmacêutica e nutricionista Dra. Luciana Kalluf foi destaque em duas atividades neste sábado. A primeira delas foi o simpósio Alimentos Funcionais: Contribuindo para uma alimentação saudável, no qual afirmou que a humanidade vive “tempos de epidemia de obesidade”. A especialista abordou particularidades de diversos alimentos considerados funcionais, entre os quais romã, abacate, chá e café verdes, cacau, açaí, azeite de oliva e muitos outros. No entanto, ela alertou sobre a interferência da adição de açúcares e adoçantes nesses alimentos, alterando suas propriedades.

“Por mais interessante que seja o alimento funcional, essas associações são ruins porque reduzem o efeito modulador que poderiam ocasionar em pacientes obesos ou com diabetes, por exemplo”. Dra. Lucyanna também ministrou a palestra sobre o uso consciente da fitoterapia na prática da prescrição farmacêutica.

Exposição de trabalhos científicos movimenta o 4º andar do Centro de Convenções Frei CanecaO dia também foi marcado pelo lançamento de três publicações que estarão à disposição para download no portal do CRF-SP. Clique para conhecê-las.Ainda dá tempo de participar do maior congresso farmacêutico da América Latina.

Saiba mais www.crfsp.org.br/congresso2017. O próximo acontecerá em outubro de 2019.

 

Mônica Neri, Renata Gonçalez e Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.