Cartilha de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

O Grupo Técnico de Trabalho de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do CRF-SP publicou a primeira edição desta cartilha em 2009, com revisão em 2012. No entanto, mudanças importantes ocorreram até o presente momento. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a RDC nº 26, de 14 de maio de 2014, que dispõe sobre o registro de medicamentos fitoterápicos e o registro e a notificação de produtos tradicionais e fitoterápicos e a Instrução Normativa n° 02, de 13 de maio de 2014, que publica a lista de medicamentos fitoterápicos de registro simplificado e a lista de produtos tradicionais de produtos simplificados. Além disso, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) promulgou as Resoluções n° 585, de 29 de agosto de 2013, que regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico e nº 586, de 29 de agosto de 2013, que regulamenta a prescrição farmacêutica.

É nesse momento histórico que temos o prazer de apresentar a Cartilha de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do CRF-SP revisada e atualizada contendo, além da lista de plantas, informações sobre a prescrição farmacêutica de plantas medicinais e fitoterápicas.

O objetivo é torná-lo um material prático para referência e consulta no dia a dia. Devido ao sucesso da Cartilha publicada pelo CRF-SP em 2009, cujo alcance não se restringiu somente aos profissionais e estudantes do Estado de São Paulo, o CRFSP tomou a iniciativa de inscrever este rico material técnico na Agência Brasileira do ISBN, vinculada a Fundação Biblioteca Nacional. O ISBN - International Standard Book Number - é um sistema internacional que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, tornando-o um material único no universo literário. Esperamos que a Cartilha de Plantas Medicinais e Fitoterápicos contribua para o fortalecimento da categoria nesse segmento.

Desejamos a todos uma boa leitura.