Nas diversas áreas de atuação do farmacêutico, desde a pesquisa até a dispensação de medicamentos, leis e normas são necessárias para garantir um dos direitos fundamentais preconizados pela Constituição Federal: o direito à saúde.
O âmbito do profissional, bem como o mercado farmacêutico são impactados diretamente pela regulamentação, afetando todos os envolvidos: governo, iniciativa privada, população e terceiro setor.
O setor de medicamentos apresenta características específicas que o diferencia dos demais setores econômicos e pode resultar em perda de bem-estar social quando da ausência de regulação.
Preocupado com as implicações das questões regulatórias e do mercado farmacêutico na saúde pública, o CRF-SP planejou ter um espaço específico para discutir, de forma integrada, as questões que relacionam a regulamentação com o mercado.
Esse espaço é a Comissão Assessora de Regulação e Mercado, criada em 2009.
Formada por farmacêuticos atuantes em regulação, legislação farmacêutica e análise de mercado provenientes de vários segmentos, esta Comissão discute os impactos das regulamentações na cadeia farmacêutica sob diversas perspectivas, além de elaborar propostas de alterações e ou novas regulamentações.
Para informações sobre as reuniões das Comissões Assessoras, é necessário entrar em contato com a Secretaria dos Colaboradores (Secol) pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
![]() |