ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS



rf106_cabecalho
PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 106 - FEV - MAR - ABR / 2012

Revista 106  setinha Homeopatia


Quando o alimento faz mal

Portadores de intolerância ou alergia alimentar têm qualidade de vida prejudicada, mas a homeopatia pode ajudar a controlar o problema

Vários alimentos podem causar alergia ou intolerância. Os tratamentos homeopáticos são positivos para esses casos (Foto: Eko Bintoro / Pahtnermedia)
Vários alimentos podem causar alergia ou intolerância. Os tratamentos homeopáticos são positivos para esses casos (Foto: Eko Bintoro / Pahtnermedia)

A vida de quem sofre de intolerância ou alergia alimentar, muitas vezes, é marcada por privações. Além de evitar os alimentos que podem causar sérias agressões ao organismo, há ainda a necessidade da vigilância constante com alimentos que possam ter contaminação cruzada. Por tudo isso, a convivência dessas pessoas com a dieta alimentar é quase sempre cercada de medo e limitações, que prejudicam em muito a sua qualidade de vida.

Na busca por uma relação menos traumática com os alimentos e por tratamentos que possam evitar riscos e inconvenientes, os portadores de intolerância ou alergia podem contar com aliados poderosos que ajudam a controlar com eficiência este mal: as medicinas complementares, especialmente a homeopatia.

Segundo a dra. Joely Pucci, farmacêutica especializada em homeopatia e membro da Comissão Assessora de Homeopatia do CRF-SP, os medicamentos homeopáticos tratam o problema introduzindo o mesmo agente patogênico que causa a doença, como o uso, por exemplo, do leite diluído a fim de combater a sensibilidade àquela substância. Ela explica que os tratamentos homeopáticos são muito positivos para todos os casos de alergias e intolerâncias. “Trabalhamos com todas as correntes e práticas homeopáticas e a gente observa que os pacientes melhoram muito.”

Alergias e intolerâncias são reações de defesa do organismo ao alimento como um todo ou a  algumas partes e podem ser desencadeadas por outras substâncias, como corantes ou conservantes. Muitos costumam confundir alergia e intolerância, mas são manifestações distintas e classificadas de acordo com o momento e o tipo de sintoma que apresentam. Há uma infinidade de alimentos que podem ocasionar o problema, mas, segundo a especialista, os mais comuns são ovo, amendoim, trigo, leite, camarão e tomate.

 Na alergia, essa resposta é rápida e grave e independe da quantidade ingerida, podendo causar a anafilaxia, o tipo de reação alérgica mais severa, que pode levar ao risco de morte. Os sintomas são: coceira, pele vermelha, inchaço e o aumento de secreções, como a coriza.

Já a intolerância tem uma resposta mais demorada, que chega a levar dias para se manifestar, gerando sintomas menos agressivos, dentre os quais: desconforto abdominal, fadiga, olheiras, enxaqueca, hiperatividade, hipoglicemia, dores articulares, insônia, dores de cabeça, retenção de líquidos, etc.

Carlos Nascimento 

Escolas homeopáticas

 As diferentes correntes filosóficas dentro da homeopatia apresentam também formas distintas para tratar os casos de alergias e intolerâncias. Veja o que alguns médicos pensam sobre o problema e quais os caminhos adotados em algumas das principais práticas homeopáticas para amenizar efeitos da doença:

Unicista

Na avaliação do dr. Pedro Luiz Ozi, médico especialista em homeopatia unicista, o tratamento abrange mais amplamente os modos de defesa imunológica, que compreendem também as infecções, doenças autoimunes e tumores.  Segundo o médico, a prática unicista procura agir na totalidade da saúde do paciente, nos sentimentos e não apenas nos sintomas. “O tratamento hierarquiza a recuperação por itens: o estado mental, as sensações, a função dos órgãos e, por último, os órgãos em si”, explicou. 

Complexista

Segundo o dr. Carlos Brunini, adepto da homeopatia complexista, os processos alérgicos estão também relacionados com o lado psicológico do indivíduo. “Além da elaboração do produto sensibilizante, é fundamental um medicamento que atua equilibrando os aspectos emocionais. Uma situação que pode concomitantemente amenizar os sintomas, identificar o alérgeno (agente que desencadeia o processo) e utilizá-lo em doses ultradiluídas para criar tolerância no paciente”, disse.

Pluralista

Já o dr. Sílvio Laganá, médico que utiliza a homeopatia pluralista, afirma que há diferenças entre pacientes que têm falta da enzima específica para digerir o alimento e aqueles que digerem mal por causa de um desequilíbrio da flora intestinal. Ele explica que, no primeiro caso, o tratamento é mais lento e com menor possibilidade de sucesso. “É possível introduzir medicamentos isopáticos, que utilizam o mesmo agente patogênico, ou homeopáticos, que utilizam agentes semelhantes, e que induzem o organismo a produzir alguma tolerância àquela substância”, explicou.  No segundo caso, o médico indica o tratamento com a administração de medicamentos pré e probióticos, com resultados muito satisfatórios. “Esses são pacientes mais recuperáveis, porque o tratamento consegue agir bem no equilíbrio emocional e da flora intestinal.”

Medicina antroposófica

Trata-se de uma especialidade que dá grande ênfase à nutrição, destinando um bom tempo da consulta de rotina para identificar hábitos alimentares dos pacientes e indicar recomendações dietéticas. Na avaliação do especialista dr. Nilo Gardin, a medicina antroposófica procura oferecer um cuidado especial ao fígado do paciente que tem alergia ou intolerância. “O fígado sofre com alimentos gordurosos, especialmente a carne vermelha, corantes e conservantes artificiais, carboidratos em excesso, falta de ritmo alimentar, longos períodos de jejum durante o dia, e excessos durante a noite”, disse o médico. Para estimular o bom funcionamento deste órgão, ele adota cerca de 36 medicamentos antroposóficos com ação destinada a este fim. Apesar desta atenção, o especialista diz que o tratamento mais profundo e verdadeiramente curativo das alergias e intolerâncias só ocorre quando atua no equilíbrio da constituição da pessoa. “Depende dele as mudanças e correções dos hábitos prejudiciais, do sedentarismo, da falta de lazer, etc”, explicou.

Para mais informações sobre as diversas escolas homeopáticas, consulte a cartilha elaborada pela Comissão Assessora de Homeopatia do CRF-SP.


Mais informações sobre Homeopatia na página da comissão

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.