Criado pelo CRF-SP, o podcast Farmácia em Dia é dedicado aos temas relacionados à profissão farmacêutica nas mais variadas áreas de atuação e saúde em geral. Quinzenalmente serão publicados conteúdos voltados a farmacêuticos, acadêmicos de Farmácia, outros profissionais da saúde e população.

As informações e/ou opiniões expressas pelos entrevistados do podcast Farmácia em Dia são de suas exclusivas responsabilidades, não refletindo necessariamente a posição do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

Julho Amarelo - Mês das Hepatites Virais

Saiba mais sobre o Mês das Hepatites Virais e a importância da campanha Julho Amarelo, focadas na conscientização e prevenção dessas doenças. Tudo sobre os tipos de hepatites e suas diferenças, a importância da vacinação e da prevenção e os principais avanços nos tratamentos.

Insalubridade, periculosidade e penosidade para farmacêuticos

Entenda mais sobre os direitos trabalhistas e jurídicos desses conceitos e como eles impactam no dia a dia da profissão, principalmente com as recentes mudanças relacionadas aos exames de análises clínicas nas farmácias, aplicação de vacinas e outros serviços.

Prerrogativas do farmacêutico: Autonomia técnica, metas de vendas e acúmulo de função

Confira orientações valiosas que podem fazer a diferença no enfrentamento dos desafios diários da profissão envolvendo os direitos e prerrogativas. O novo episódio traz detalhes sobre a importância da autonomia técnica e os problemas envolvendo metas de vendas e acúmulo de funções.

Enfrentamento de doenças infecciosas em enchentes

Após a calamidade instaurada no Rio Grande do Sul com as enchentes deste mês, doenças como leptospirose, tétano, Hepatite A, cólera e outras podem surgir. Neste contexto, o farmacêutico é essencial para orientação e cuidado dos pacientes. Confira os principais agentes infecciosos, sintomas e tratamentos dessas doenças.

Maio Azul: Mês do Uso Racional de Medicamentos - MIPs e antimicrobianos

Neste episódio, farmacêuticas explicam diversas dúvidas sobre o uso de medicamentos, incluindo os antibióticos, que devem ser tomados até o final do tratamento independentemente de melhora, nos horários corretos e devem ser guardados em locais adequados.

Toxicologia de armas químicas e antídotos

Este episódio aborda o papel da toxicologia em armas químicas nas guerras e seus antídotos. Ouça e descubra como essas armas agem, como os antídotos funcionam, quais os riscos mundiais e regionais, o papel crucial do farmacêutico toxicologista, como se preparar para atuar no setor e muito mais.

Quesito raça/cor: Importância da autodeclaração para implementação de políticas afirmativas

A autodeclaração se destaca cada vez mais essencial para a implementação de políticas e ações afirmativas. Para mergulhar neste tema crucial, o novo episódio irá falar sobre o quesito raça/cor para elaboração de políticas e para garantir ações afirmativas e promoção da diversidade.

Exames laboratoriais como propulsor do protagonismo dos estabelecimentos farmacêuticos

A inclusão de serviços de análises clínicas em farmácias desempenha um papel crucial na promoção da saúde. A RDC Anvisa nº 786/23 estabeleceu requisitos mínimos para a realização desses exames em farmácias, garantindo qualidade e segurança nos serviços oferecidos. Confira

Fitocosméticos: origem, benefícios e inovação

A crescente busca por produtos naturais e orgânicos e a consciência ambiental na escolha de cosméticos têm impactado no desenvolvimento de fitocosméticos no país e no mundo. Neste episódio, as especialistas falam sobre a origem e os benefícios dos produtos para pele, cabelo e unhas, cujos princípios ativos são extratos ou óleos vegetais.

Farmacogenética: avanços, perspectivas e desafios no Brasil

A farmacogenética é um campo que estuda como as variações genéticas de um indivíduo influenciam suas respostas aos medicamentos, contribuindo na personalização dos tratamentos, com foco na otimização da terapêutica. Confira o debate e saiba mais.

Piso salarial, insalubridade, anuidade e muito mais

Uma série de atividades não estão dentro das atribuições do CRF-SP, embora muitos acreditem que estejam, tais como: baixar o valor da anuidade, aumentar o piso salarial, insalubridade, proibir a abertura de cursos de Farmácia, entre outros. Confira e tire suas dúvidas

Saúde mental e cuidado farmacêutico

Este episódio aborda as ferramentas que o farmacêutico pode utilizar no cuidado da saúde mental, a importância da comunicação, empatia e relacionamento de confiança entre paciente e farmacêutico, as perspectivas e novidades nestes setores e muito mais.

Empreendedorismo no setor farmacêutico

No cenário do empreendedorismo no setor farmacêutico, os profissionais buscam não apenas atender às demandas do mercado, mas também contribuir para avanços na saúde da população. Saiba mais sobre a importância da visão de negócios, liderança e outras habilidades para ter o próprio negócio na área.

Enxaqueca: Sintomas e tratamentos

Mais de 30 milhões de pessoas convivem com enxaqueca no Brasil. O impacto na qualidade de vida para essa parcela da população é imenso, além de ser a primeira causa de absenteísmo no trabalho entre todas as doenças neurológicas. Ouça e confira as orientações e tratamentos neste episódio especial, que conta com o apoio da Viatris

Cuidado farmacêutico na migrânea

A migrânea é uma queixa comum nas farmácias. O não diagnóstico e subtratamento dessa síndrome podem acarretar em doenças incapacitantes, redução da qualidade de vida e perda de oportunidades de intervenção precoce. O novo episódio, que tem apoio da Viatris, apresenta a importância da assistência farmacêutica nessas crises.

Biomarcadores: avanços em exames laboratoriais e diagnósticos médicos

O podcast Farmácia em Dia traz um bate-papo que fala sobre a evolução na área dos exames laboratoriais, diagnósticos, novos tratamentos, avaliação da resposta de terapias e a necessidade de capacitação. Ouça e saiba mais.

Gatilhos mentais: Ferramentas para atrair pacientes ao consultório farmacêutico

Gatilhos mentais são ferramentas que passaram recentemente a serem utilizadas por profissionais de saúde que atendem em consultórios ou em outros estabelecimentos como uma forma de atrair pacientes para esses serviços. Ouça e saiba mais.

Outubro rosa: Bate-papo sobre ação social para o cuidado da pele de pacientes oncológicos

Para finalizar o mês de outubro, que é dedicado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, confira o bate-papo sobre a importância do farmacêutico em toda a cadeia de cuidado oncológico, com destaque ao cuidado da pele por meio de dermocosméticos

Cuidado farmacêutico de pessoas que vivem com HIV/Aids e saúde LGBTQIAPN+

Doenças relacionadas ao vírus HIV podem ser consideradas a última grande epidemia do século passado. Hoje, de acordo com o MS, mais de 1 milhão de pessoas vivem com o vírus no Brasil. O episódio aborda um pouco sobre o papel do farmacêutico nesse contexto e também sobre a saúde LGBTQIAPN+

Reflexões sobre as questões raciais no Brasil

O episódio 14 traz conceitos sobre as práticas discriminatórias em relação à cor da pele, além de apontar diversos dados sobre o racismo no Brasil. O debate também abordou as principais ações para o combate dessas práticas por meio do trabalho do Comitê de Ações Afirmativas para Promoção da Igualdade Racial do CRF-SP

Serviços farmacêuticos: Ferramentas para o cuidado ao paciente

Farmacêutico, você sabe o que são os serviços farmacêuticos? Já os realiza no seu dia-a-dia? Quer saber por onde começar? Essas ferramentas são muito importantes para o atendimento clínico e um grande passo na sua valorização como profissional de saúde. Confira já!.

Chás e infusões: Tudo o que você precisa saber

Um hábito milenar, que não sai de moda e ganha novos adeptos dia a dia, o chá é considerado a bebida mais consumida do mundo depois da água. Mas você sabe como prepará-lo corretamente? Será que existe um limite de consumo diário? Saiba isso e muito mais.

Semiologia Farmacêutico

Neste ano comemora-se dez anos das Resoluções do CFF nº 585 e 586 que tratam das atribuições clínicas do farmacêutico. E o papel da semiologia farmacêutica para ampliar o raciocínio clínico do profissional é essencial tanto quando se fala em acompanhamento farmacoterapêutico, mas também quando o assunto são as doenças auto limitantes.

Dicas de longevidade - Envelheça bem

Logo ao nascer o processo de envelhecimento já começa. Alguns aspectos podem contribuir na longevidade e no bem-estar ao longo da vida, como manter a saúde em dia, manter o autocuidado, cuidar da saúde mental e cognitiva, entre outros. Confira dez dicas para envelhecer bem.

Consultório farmacêutico e saúde da mulher

Os consultórios farmacêuticos foram regulamentados há 10 anos pela Resolução CFF nº 585/13 e, desde então, não param de evoluir. O bate-papo traz dicas para o farmacêutico que pretende montar seu consultório, mostra exemplos de sucesso da prescrição farmacêutica e muito mais.

Resolução CFF n° 746/2023 - Atribuições do farmacêutico magistral

Preparar medicamentos de forma personalizada é um dos diferenciais da farmácia magistral. O farmacêutico que atua na área acaba de ganhar mais autonomia técnica com a Res. CFF nº 746/23. Ouça agora e saiba mais.

Floralterapia e a atuação clínica do farmacêutico

A floralterapia age por meio das essências florais para prevenção e tratamento de doenças emocionais e físicas e busca de qualidade de vida e bem-estar. A atuação do farmacêutico na terapia floral é regulamentada desde 2015 pelo CFF e busca a atenção no indivíduo e não na doença. Trata-se de um tratamento amplo e humanizado.

Uso da cannabis medicinal

O episódio 6 traz as principais respostas sobre o uso da cannabis medicinal, como as indicações mais comuns, possíveis efeitos colaterais, legislação e o papel essencial do farmacêutico na orientação e dispensação desses produtos e medicamentos. Ouça agora e saiba mais.

Mês da Imunização - Um olhar sobre as vacinas no Brasil

Como ocorre a aprovação de uma vacina? Todas as vacinas causam reações? Quais os problemas causados pelas fakenews ligadas à imunização? ? Deixar de se vacinar faz com que doenças já erradicadas voltem a se manifestar? Essas e outras respostas você encontra neste episódio

RDC 786/23 - Novidades sobre os exames nas farmácias

Saiba quais exames poderão ser realizados nas farmácias, as mudanças nos postos de coletas e centrais de distribuição, quais amostras biológicas poderão ser utilizadas nesses exames e as perspectivas sobre insalubridade, acúmulo de função e o dimensionamento dos profissionais no estabelecimento.

Uso Racional de Medicamentos - Dicas farmacêuticas

O episódio aborda dúvidas como: Onde descartar os medicamentos vencidos? Posso parar de tomar o antibiótico com a melhora dos sintomas? Qual o melhor horário para o uso? Quais as principais interações medicamentosas? Confira os riscos da automedicação e muito mais.

Principais dúvidas sobre a Doença de Alzheimer

O Alzheimer só atinge idosos? É a mesma coisa que demência? Comer em panela de alumínio pode causar a doença? Já existem vacinas para prevenir ou tratar o Alzheimer? Cannabis medicinal cura o Alzheimer? Confira todas as respostas no episódio 2 do Farmácia em Dia

10 anos das Resoluções CFF nº 585 e 586 - O que mudou?

O episódio de estreia aborda a trajetória e os principais desafios das resoluções do Conselho Federal de Farmácia nº 585 e 586/13, que tratam sobre as atribuições clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica.

ícone Amazon ícone Anchor ícone Spotify ícone Youtube ícone GooglePodcast

rodape

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.