Farmacêuticos da rede municipal de saúde concluem a capacitação “Cuidado Farmacêutico no SUS”, oferecida pelo CRF-SP

Farmacêuticos da rede municipal de saúde de DiademaFarmacêuticos da rede municipal de saúde de Diadema

São Paulo, 17 de julho de 2024.

A manhã de quarta-feira, 17, foi marcada pela solenidade de entrega dos certificados aos farmacêuticos da rede municipal de saúde de Diadema, na Grande São Paulo, que concluíram a capacitação “Cuidado Farmacêutico no SUS”, oferecida pelo CRF-SP, por meio do Comitê de Apoio ao Serviço Público (Casp).

O evento contou com o secretário municipal de Saúde, Zé Antônio, que fez questão de enaltecer a importância do momento e do trabalho do farmacêutico e do CRF-SP. “O conselho tem o papel de fiscalizar, o que faz parte. Mas, trabalhar na formação, no preparo, vai ao encontro do que o profissional quer. Ter um conselho que tenha esse entendimento, que seja propositivo, é muito importante. Agradeço muito ao CRF-SP e a adesão dos farmacêuticos, o município vem investindo muito nessa área. Nesse primeiro quadrimestre, 140 mil pessoas passaram pelas farmácias municipais”, enfatizou o secretário.

Dra. Jacqueline Mayer, coordenadora da assistência farmacêutica de Diadema, ressaltou a extrema importância do curso. “A capacitação veio em um momento em que conseguimos conquistar a contratação de mais farmacêuticos. O curso veio para fortalecer o trabalho do farmacêutico e propiciar um cuidado ofertado com qualidade à população. Começamos com 17 farmacêuticos no município e hoje somos em 45, uma grande conquista”, disse a Dra. Jacqueline.

Dra. Jacqueline Mayer, coordenadora da assistência farmacêutica de DiademaDra. Jacqueline Mayer, coordenadora da assistência farmacêutica de Diadema

A vice-presidente do CRF-SP e coordenadora do Casp, Dra. Luciana Canetto, agradeceu a oportunidade de capacitar os farmacêuticos. “Temos a certeza de que eles vão contribuir muito na gestão, não vão atuar apenas como dispensadores de caixinha de medicamentos, mas cuidando dos pacientes de forma mais humanizada. Foi um longo caminho até que os gestores enxergassem o farmacêutico como profissional de saúde, ninguém entendia o que era o acompanhamento farmacoterapeutico. Entendemos que o acesso ao medicamento nunca deixará de ser importante, mas sabemos que a gestão da assistência está consolidada, nosso foco agora é no cuidado. Estou muito feliz com o aumento no número de farmacêuticos em Diadema. O medicamento é muito custoso ao município, então não é possível que ele fique parado ou que seja utilizado de forma incorreta e não atenda ao seu objetivo”, destacou a Dra. Luciana.

Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP e coordenadora do Casp e o secretário municipal de Saúde de Diadema, Zé Antônio Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP e coordenadora do Casp e o secretário municipal de Saúde de Diadema, Zé Antônio

O evento contou ainda com a participação da coordenadora da Atenção Básica em substituição à Maria Malatesta, a Dra. Cristiane Lopes; a coordenadora da Saúde Mental em substituição da Denise Miyamoto, a Dra. Zélia Tolentino da Silva; a coordenadora da Especializada, Dra. Claudia Vilela, o coordenador da Urgência e Emergência em substituição Dr. Evandro Gonçalves, a Dra Margareth Tangerino e o Dr. Darlan Oliveira, delegado adjunto de Santo André.

Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP; Dra. Jacqueline Mayer, coordenadora da assistência farmacêutica de Diadema e Dr. Darlan Oliveira, delegado adjunto da Seccional de Santo AndréDra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP; Dra. Jacqueline Mayer, coordenadora da assistência farmacêutica de Diadema e Dr. Darlan Oliveira, delegado adjunto da Seccional de Santo André

Uma palestra sobre a importância do farmacêutico no cuidado do paciente no tratamento da DPOC, apresentada pela consultora científica da Boehringer também fez parte da solenidade.

Paola Begliomini, consultora científica da Boehringer falou sobre a importância do farmacêutico no cuidado do paciente com DPOCPaola Begliomini, consultora científica da Boehringer falou sobre a importância do farmacêutico no cuidado do paciente com DPOC

Para encerrar, o farmacêutico que atua em um dos Caps – Centro de Apoio Psicossocial e dois pacientes voluntários realizaram uma apresentação musical.

Dr. Reynie Brigantin da Costa fez uma apresentação musical com os pacientes do CapsDr. Reynie Brigantin da Costa fez uma apresentação musical com os pacientes do Caps

Comitê de Apoio ao Serviço Público (Casp)

Atualmente a Capacitação Cuidado Farmacêutico no SUS é ofertada aos municípios paulistas por meio do Comitê de Apoio ao Serviço Público (Casp), criado pelo CRF-SP em 2022, e tem dentre seus principais objetivos ampliar a assistência e cuidado farmacêutico disponibilizado pelo setor público à população.

A capacitação, que é uma parceria entre o CRF-SP e CFF, conta com módulos presenciais teóricos e uma tutoria (prática) que ajuda na implementação do serviço no município. São abordados temas relacionados ao cuidado farmacêutico, hipertensão arterial, diabetes, problemas de saúde autolimitados e prescrição farmacêutica, saúde mental e fitoterápicos, além de assuntos relacionados à atuação clínica do farmacêutico e de interesse do município que adere ao projeto.

Os gestores municipais interessados em saber mais sobre o Casp e sobre a Capacitação Cuidado Farmacêutico no SUS podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefones (11) 3067-1472/1455.

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!