ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 127 - AGO - SET - OUT / 2016

COMISSÕES ASSESSORAS / EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA

 

Prática aliada à teoria

Programas de residência promovem formação abrangente de profissionais para atuação nos serviços de saúde

 

comissao educacao farmaceutica 001Os programas de residência constituem modalidades de ensino de pós-graduação lato sensu destinado à profissões de saúdeDesde que foi instituída a Lei 11.129/2005, que regulamentou a residência farmacêutica, diversos programas de pós-graduação passaram a adotar esse modelo como opção de formação profissional. Por meio de residência, o farmacêutico tem a possibilidade de ser melhor capacitado, combinando o aprendizado teórico com as práticas terapêuticas reais, além de estabelecer contato cotidiano com a equipe multidisciplinar, condições que fazem muita diferença na qualificação profissional. 

Os programas de residência multiprofissional em saúde e a residência em área profissional da saúde constituem modalidades de ensino de pós-graduação Lato sensu destinadas às profissões da saúde, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 (sessenta) horas semanais e duração mínima de dois anos. Carga horária esta superior a cinco mil horas, que ultrapassa em muito a carga horária de outras modalidades de especialização, com carga horária mínima de 360 horas, e até a carga horária da maioria dos cursos de graduação em Farmácia do país, mínima de quatro mil horas. 

Há uma variedade de programas, como exemplos: residência em saúde do idoso, saúde da família, intensivismo, trauma e urgência, saúde mental, dentre outros, nos quais o estudante de Farmácia participa conjuntamente com uma equipe formada por outros profissionais (enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, etc); ou a residência em área específica para farmacêuticos, como por exemplo: Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica, Atenção Farmacêutica, Análises Clínicas etc.

De acordo com o coordenador do curso de farmácia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e membro da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP, Dr. Luis do Nascimento Ortega, membro da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do  CRF-SP, os programas são orientados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais. “A residência constitui-se em um programa de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do SUS”, enfatizou.

comissao educacao farmaceutica 002Farmacêuticos que concluíram a residência encontraram mais facilidade de inserção no mercado de trabalhoOs residentes desenvolvem projetos em regime de dedicação exclusiva e sob supervisão docente-assistencial (docente, tutores e preceptores), de responsabilidade conjunta dos setores da educação e da saúde. “Os programas enfatizam a vivência em saúde, a educação profissional, o aperfeiçoamento e a especialização como estratégias para o provimento e a fixação de profissionais em programas, projetos, ações e atividades e em regiões prioritárias para o SUS”, completou o Dr. Ortega.

Para tanto, os residentes recebem bolsas relativas às modalidades com valores isonômicos aos praticados para a residência médica. Atualmente está fixado em R$ 3.330,43 (três mil, trezentos e trinta reais e quarenta e três centavos), conforme a Portaria Interministerial nº 3, de 16 de março de 2016.

Para ingresso nos programas é realizado processo de seleção, constando em edital todos os requisitos necessários para concorrer às vagas. Segundo o Dr. Ortega, há diversas universidades, hospitais e serviços de saúde que oferecem residência farmacêutica e é necessário que o interessado pesquise qual instituição poderá oferecer a melhor opção de acesso. 

Mercado de trabalho

Outra vantagem verificada é que os farmacêuticos que concluíram a residência encontraram mais facilidade de inserção no mercado de trabalho. Segundo o dr. Ortega, isso se deve à desenvoltura que conseguem apresentar nos processos de seleção. “O profissional será um especialista na área, com uma formação prática sólida desenvolvida no âmbito de trabalho. Consequentemente, terão desenvolvido competências bem abrangentes para a atuação profissional, o que permitirá atuar de forma diferenciada no mercado de trabalho”, comentou.

Outro benefício evidente decorrente da especialização em residência farmacêutica está na melhoria da qualidade dos serviços de saúde. “Os pacientes contarão com profissionais resolutivos, com uma visão ampliada do serviço, em condições de solucionar os problemas relacionados à gestão do serviço e de saúde da população”, afirmou o Dr. Ortega.

por Carlos Nascimento 

 

 

 

 

 

     

     

    farmacêutico especialista

     

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.