ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 127 - AGO - SET - OUT / 2016

COMISSÕES ASSESSORAS / HOMEOPATIA

 

Doenças agudas e crônicas: cada caso, um caso

Indicada para o tratamento de enfermidades agudas e crônicas, prescrição farmacêutica homeopática requer protocolos especiais

 

comissao homeopatiaAs doenças agudas correspondem a um processo patológico com início súbito, desenvolvimento rápido e curta duração. Diferentemente das enfermidades crônicas, que correspondem ao processo patológico caracterizado por evolução lenta e duração prolongada ou por recorrência frequente por tempo indeterminado. Na homeopatia, é de extrema importância que o farmacêutico saiba diferenciá-las de forma a oferecer um atendimento eficaz e seguro por meio da prescrição de medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não exija prescrição médica. 

Cabe ressaltar que, a priori, o farmacêutico homeopata pode atuar em ambos os casos, desde que atenda o que está preconizado nas resoluções 585 e 586/2013 do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e que, principalmente, se baseie nas melhores evidências e nos princípios éticos, buscando a melhora do paciente e se atentando ao momento de encaminhá-lo a outro profissional, se necessário.  

Deverá também sempre se basear nos sinais e sintomas descritos pelo paciente, e em muitos casos, poderá prescrever em agudizações de doenças crônicas, como sinusite, por exemplo, até que o paciente possa passar por um médico homeopata para um tratamento de médio e longo prazo. Este fato é prática comum nas farmácias homeopáticas.

Protocolo de atendimento

Dentre os aspectos que devem ser considerados pelo farmacêutico prescritor, independentemente da linha terapêutica utilizada, a fim de atender o que está estabelecido para atuação clínica para prescrição medicamentosa estão: avaliar se o problema de saúde é um transtorno menor (problemas de saúde autolimitante, de cura espontânea, com menos de sete dias, que não esteja relacionado à outra doença e não ser causado por outro medicamento); se é prescindível a atenção médica; se o paciente já fez uso de algum medicamento e se o medicamento é isento de prescrição médica. Importante lembrar que o farmacêutico não faz diagnóstico da doença.

A farmacêutica homeopata dra. Rosa Malena Doretto, da Comissão Assessora de Homeopatia do CRF-SP, lembra que o Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH) desenvolveu um protocolo de prescrição farmacêutica em homeopatia. “Por meio desse algoritmo, os farmacêuticos homeopatas são estimulados a desenvolver seus protocolos de atendimento baseados nas doenças ou em sinais e sintomas mais prevalentes em sua área de atuação.”

Na avaliação da coordenadora da Comissão Assessora de Homeopatia do CRF-SP, dra. Márcia de Cássia Silva Borges, o farmacêutico homeopata é na sua essência um educador em saúde, até mesmo pelo fato de a homeopatia ser desconhecida por muitos pacientes. “Assim, o farmacêutico homeopata desenvolve papel fundamental no sentido de educar o paciente em homeopatia garantindo a adesão e sucesso do tratamento. Isto cria laços de confiança e respeito profissional”. 

Por Renata Gonçalez 

 

 

A VISÃO DE HAHNEMANN

Sobre o conceito de doenças agudas e crônicas, Samuel Hahnemann (médico alemão considerado o pai da homeopatia) desenvolveu a teoria dos Miasmas (ou diátese crônica que representa a elevada predisposição a determinadas doenças), congênita ou adquirida, para explicar a existência das doenças crônicas. 

Ao constatar que doentes crônicos nem sempre respondiam de maneira satisfatória ao simillimum (medicamento que abrange a totalidade dos sintomas de um homem doente, ou seja, aquele que coincide com os sintomas apresentados pelo doente), apresentando recidivas, Hahnemann observou que o quadro sintomático apresentado por eles era apenas um aspecto parcial e episódico da verdadeira enfermidade que permanecia oculta. 

Ou seja, enquanto a alopatia classifica as doenças em agudas e crônicas, de acordo com a dependência do tempo de duração, a homeopatia considera a existência de quadros agudos que na maioria das vezes são consequências de estados crônicos ocultos.

 

 

 

     

     

    farmacêutico especialista

     

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.