ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 126 - MAI - JUN - JUL / 2016

COMISSÕES ASSESSORAS / ACUPUNTURA

   

Beleza que vem de dentro

Como o equilíbrio da energia vital por meio da acupuntura estética pode combater celulite, rugas, manchas e até ajudar a emagrecer

 

acupuntura01Entre os mais procurados estão os tratamentos de pele (manchas, rugas, marcas de expressão), para obesidade, estrias, gordura localizada e varizes Alguém já parou para pensar que um dos fatores responsáveis pela celulite ou por uma mancha na pele pode ser o desequilíbrio da energia vital? Essa é uma das explicações da acupuntura para esses problemas, já que a harmonização dessa energia age diretamente sobre os tecidos, órgãos e circulação, acelerando o metabolismo e devolvendo a elasticidade da pele. 

Indolor, livre de contraindicações e de efeitos colaterais relevantes, a acupuntura estética aparece como uma alternativa a tratamentos de beleza com resultados eficazes e sem a necessidade de longos períodos de recuperação, cicatrização ou proibição de exposição ao sol. Aliada a esses benefícios, mostra-se como um mercado promissor ao farmacêutico, já que exige características inerentes à formação, como necessidade de anamnese em caso de uso de medicamentos, além de avaliação do estado de saúde como um todo. 

Entre os mais procurados, estão os tratamentos de pele (manchas, rugas, marcas de expressão, estrias, celulites, cicatrizes, olheiras, bolsas suboculares), tratamento para obesidade, gordura localizada e varizes (nesse caso vai além da questão estética, englobando saúde). 

Na área há cinco anos, a dra. Mara Lucia de Paiva Tambarucci, do Centro Integrado de Acupuntura e Medicina Chinesa (CIAMO), ressalta que na acupuntura facial, tanto homens como mulheres, podem ter as linhas de expressão e rugas amenizadas e melhorar o tônus muscular da face, nos casos de flacidez. Além disso, pode resultar em um lifting natural, clareamento e reparação de manchas, principalmente as causadas pela acne e mudança na fisionomia do paciente, o que é chamado na Medicina Tradicional Chinesa de Shen.

“Já na acupuntura corporal, mais procurada por mulheres, os resultados são excelentes na redução de medidas, eliminação de gorduras localizadas, abrandamento das estrias, tratamento de celulites e diminuição do peso corporal”, explica. 

Para a farmacêutica dra. Elis Regina dos Santos, quando o assunto é estética, há inúmeras possibilidades de tratamento, mas o diferencial da acupuntura é que o profissional vai avaliar o paciente como ser único, buscando tratar o desequilíbrio de forma individualizada, fazendo com que o resultado seja alcançado de forma mais satisfatória, pois a técnica aplicada foi selecionada cuidadosamente para aquele paciente, não sendo apenas um protocolo comum a todos.

Ela ressalta o porquê de um farmacêutico realizar o procedimento. “A diferença está quando, em uma anamnese, o paciente relata o uso de algum medicamento, o farmacêutico vai conseguir avaliar o desequilíbrio energético com a visão da Medicina Chinesa associada ao mecanismo de ação do fármaco utilizado, podendo selecionar pontos específicos que vão além de tratar a queixa principal, fortalecer os órgãos que atuam diretamente na farmacocinética do fármaco”.

Paciente da dra. Elis Regina, Daniella Buccini, de 30 anos, recorreu à acupuntura estética para emagrecer e ficou extremamente satisfeita. “Quando busquei o tratamento de acupuntura para emagrecer, não acreditava, mas resolvi aceitar, por não conseguir me disciplinar em uma academia. Me surpreendi com os resultados conquistados, pois consegui mais do que perder peso, reduzir medidas”.

Já a empresária Priscilia Queiroz, de 40 anos, paciente da dra. Mara Lúcia, recorreu à acupuntura após não ter resultado com outros tratamentos faciais. “Meu objetivo era recuperar a elasticidade e remover manchas na pele. Em dois meses, fiquei completamente satisfeita. Tanto que continuo o tratamento para corpo e dores”, conta.   

DIVERSIDADE DE TÉCNICAS 

O tratamento pode variar de acordo com o que o paciente pretende ou com o que mais se adapta. O dr. José Ricardo Domingues, farmacêutico acupunturista, associa a fitoterapia chinesa e tradicional em alguns casos. “Elas se mostram muito eficazes quando associadas com os tratamentos de estética. Desde que utilizadas de forma correta e por profissionais habilitados, não apresentam os indesejados efeitos colaterais”.

Segundo o farmacêutico, é possível empregar as técnicas de laseracupuntura, eletroacupuntura, associada às técnicas tradicionais da Medicina Tradicional Chinesa – MTC (acupuntura sistêmica e auriculoterapia, muito utilizada e com excelentes resultados para os tratamentos de obesidade);  aplicação de moxa, ventosaterapia, Hai Hua etc. Além desses tratamentos, busca-se acima de tudo a mudança de hábitos, o equilíbrio da alimentação, prática de atividade física, ingestão adequada de água e dieta balanceada. 

No geral, a acupuntura estética tem por objetivo melhorar as características físicas, aumentando a autoestima e acima de tudo o bem-estar do paciente, ou seja, as técnicas sempre estimulam a beleza de dentro para fora. 

Por Thais Noronha

 

 

BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA ESTÉTICA

 

• Não possui efeitos colaterais significativos;

• Não possui contraindicações;

• Produz efeito de lifting natural;

• Não altera expressões faciais;

• Resultado duradouro;

• Trata juntamente com a questão estética, desequilíbrios orgânicos, atuando de forma secundária na saúde como um todo do indivíduo;

• Tratamento menos agressivo e menos invasivo a peles e tecidos.

Fonte: Dra. Elis Regina dos Santos, membro da Comissão Assessora de Acupuntura do CRF-SP

 

 

  

  

 

     

     

    farmacêutico especialista
    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.