ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 126 - MAI - JUN - JUL / 2016

CONGRESSO DE ANÁLISES CLÍNICAS

 

Promovido pela SBAC com apoio do CRF-SP, evento destaca sustentabilidade do setor

 

sbac01Estande do CRF-SP na área dos expositores do 43º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC)

Os serviços laboratoriais constituem um importante pilar da saúde pública ao auxiliar no diagnóstico e no monitoramento de doenças diversas. No Brasil, estima-se que existam mais de 17 mil laboratórios, responsáveis por movimentar cerca de R$ 7 bilhões ao ano e pela criação de 300 mil empregos diretos e indiretos. Num cenário de instabilidade econômica como o que atualmente preocupa os brasileiros, são muitos os desafios que o setor tem pela frente para driblar a crise e manter a sustentabilidade dos laboratórios do país.

Foi com o objetivo de debater a fundo essas questões que aconteceu, em junho, no Palácio das Convenções do Anhembi, na capital, o 43º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC), promovido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e copromovido pelo CRF-SP. Com o tema “Integrar, Inovar e Empreender”, o evento é o mais importante do setor no Brasil. Nesta edição, voltou a ter São Paulo como sede após 23 anos.

Além dos debates voltados ao empreendedorismo, houve uma extensa programação científica com temas nas áreas de hematologia, microbiologia, parasitologia, bioquímica, imunologia, citologia, gestão laboratorial, qualidade laboratorial, toxicologia, genética forense, farmácia clínica e tópicos especiais (autotestes, testes rápidos, point of care).

O CRF-SP promoveu o Congresso conjuntamente com a SBAC, tendo o seu diretor-tesoureiro, dr. Marcos Machado, que atua na área, sido escolhido como presidente do evento. Além disso, o CRF-SP manteve um estande na feira, que recebeu muitas visitas. 

sbac02Autoridades e representantes de diversos segmentos da Farmácia, entre os quais a diretoria do CRF-SP, CFF, International Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine (IFCC), entre outros, na solenidade de abertura do 43º CBAC

INTEGRAR, INOVAR E EMPREENDER

Prestigiado por autoridades e representantes de diversos segmentos da Farmácia, entre os quais a diretoria do CRF-SP, Conselho Federal de Farmácia (CFF), International Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine (IFCC) e Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC), o 43º CBAC teve a participação de 2,5 mil pessoas.

Dr. Marcos Machado afirmou que “inovar e empreender” são atividades que os proprietários de laboratórios empregam todos os dias em seus locais de trabalho, e que o evento refletiu um dos pilares mais importantes para a SBAC: a sustentabilidade do setor. “Todos os temas aqui discutidos foram escolhidos com o intuito de debater e contribuir para a melhoria da saúde de uma sociedade tão necessitada, como a nossa”.

O presidente da SBAC, dr. Jerolino Lopes Aquino, destacou a representatividade dos congressistas, vindo de todas as regiões do país. “Isso muito nos orgulha e aumenta nossa responsabilidade. São muitos os problemas que impactam o setor de Análises Clínicas, entre os quais a imensa carga tributária e uma legislação que impede que sejamos competitivos. Por isso, cobrar soluções para esta insustentável situação é o principal motivo de estarmos aqui”.

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, acompanhou a programação e reafirmou o compromisso do Conselho em promover ações que fortalecem a área de análises clínicas. “Sem dúvida, já temos sucesso nessas experimentações. A copromoção deste congresso é um grande passo que vai fazer o setor crescer ainda mais no estado”.

sbac03À esq., membros da Comissão Assessora de Análises Clínicas e Toxicológicas do CRF-SP com o diretor-tesoureiro, dr. Marcos Machado; Comissão é autora do trabalho sobre educação continuada na área, exposto no Congresso da SBAC. À dir., dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP), dr. Jerolino Lopes Aquino (presidente da SBAC) e dr. Marcos Machado

FRENTE PARLAMENTAR

O deputado e atual ministro interino do Trabalho, Ronaldo Nogueira (PTB-RS), prestigiou a solenidade de abertura da 43º CBAC e reafirmou o compromisso de defender os interesses do setor no Congresso Nacional, por meio da Frente Parlamentar em Defesa dos Laboratórios de Análises Clínicas, criada em 2015. “Realizamos, desde então, uma verdadeira cruzada pelo Brasil a fim de quebrar paradigmas e entender a realidade dos empresários. No caso dos laboratórios, nossa luta é pelo reajuste dos serviços prestados, isenção tributária para os que prestam serviços para o SUS e destinação de linha de crédito diferenciada para o setor”.

De acordo com o ministro, a Frente Parlamentar tem programadas, ainda para este ano, três audiências públicas para discutir estas questões. 

 

Por Renata Gonçalez 

(com informações de Mônica Neri)

 

 

 

 

     

     

    farmacêutico especialista
    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.