Semana de uso racional de medicamentos é lei em alguns municípios

 

São Paulo, 30 de abril de 2018.

O mês de maio é marcado por uma importante data, já que no dia 5 é comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Uma série de ações foi planejada para comemorar, o que inclui um grande Farmacêutico na Praça no Parque Ibirapuera, orientação farmacêutica em diversos municípios (confira os locais), além de uma campanha na mídia estrelada pela  

Palmirinha (saiba mais).

Em 2016 e 2017, alguns municípios de São Paulo instituíram a Semana do Uso Racional de Medicamentos, em que reforçam nesse período a divulgação de informações que buscam coibir a automedicação, orientar sobre as formas de armazenamento e descarte, além de destacar a importância de procurar orientação farmacêutica em qualquer farmácia. Para a elaboração dos projetos de lei, que vieram a se tornar leis, os textos tiveram suporte do CRF-SP no embasamento de questões técnicas e conscientização da população.

 

Na capital

A autora da lei, a vereadora Edir Sales e o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado Ferreira A autora da lei, a vereadora Edir Sales e o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado Ferreira Em São Paulo, a lei 16.448, de 31 de maio de 2016, instituiu a Semana do Uso Racional de Medicamentos no calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo. A lei é fruto do Projeto de Lei nº 312/15, de autoria da vereadora Edir Sales e contempla de 5 a 11 de maio. De acordo com o texto da lei serão realizadas iniciativas com o objetivo de incentivar estudos e experiências inovadoras na área, conscientizar a população paulistana sobre os riscos da automedicação, a importância do uso racional de medicamentos e do farmacêutico para a sua promoção, podendo a realização do evento ser implementada pelos órgãos municipais competentes.

Na época da aprovação, a vereadora Edir Sales ressaltou que é fundamental que a população tenha conhecimento sobre os riscos do descarte incorreto de medicamentos e os diferencie do lixo doméstico. “Nós, do poder público, também temos o dever de ajudar nessa luta, propondo leis, programas de conscientização e também incentivando e reconhecendo o empenho dos farmacêuticos”.

 

Confira os municípios

Aguaí

Lei nº 2666/17

São Paulo

Lei nº 16.448/16

Conchal

Lei nº 2.105/16

Sumaré

Lei nº 5.871/16

Ribeirão Preto

Lei nº 13.983/17

Fernandópolis

Lei nº 4.662/17

Bauru

Lei nº 6.992/17

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.