Ministro da educação homologa parecer com as diretrizes curriculares de graduação em Farmácia

 

Ministro da educação homologa parecer com as diretrizes curriculares de graduação em FarmáciaMinistro da educação homologa parecer com as diretrizes curriculares de graduação em FarmáciaSão Paulo, 18 de outubro de 2017.

O ministro da educação, José Mendonça Bezerra Filho, homologou o parecer CNE/CES nº 248/2017, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, em publicação do Diário Oficial da União desta quarta-feira (18). O documento traz a proposta das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia (DCNs), construído com a ampla participação das entidades e da classe farmacêutica, em um processo que durou dois anos.

As novas DCNs contemplam, em seu bojo, quatro mil horas, com cinco anos de integralização e três eixos para a formação: Cuidado em Saúde (50%), Tecnologia e Inovação em Saúde (40%) e Gestão em Saúde (10%). Os estágios serão iniciados, no máximo, até o 3º semestre, e os cursos apenas poderão ser coordenados por farmacêutico.

A coordenadora da comissão assessora de educação farmacêutica do CRF-SP, Dra. Marise Stevanato, comemorou a conquista de uma formação que atenderá às necessidades contemporâneas de saúde da população, nos aspectos que envolvem as competências, habilidades e atitudes dos profissionais.  “Isso irá resultar em melhorias na medida que traz a obrigatoriedade de formação na farmácia clínica, com eixo específico em cuidados para a saúde’, analisou.

"Apesar de ser muito importante a publicação das novas DCNs para o curso de Farmácia, o fato de, na proposta original haver restrições ao EAD e na publicada ter sido retirado, nos preocupa e aponta para que continuemos na luta contra esse absurdo", comentou o presidente do CRF-SP, Dr. Pedro Eduardo Menegasso.

Clique aqui e leia a publicação do DOU

Clique aqui e leia o parecer


Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

 

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.