Anvisa alerta sobre os erros na administração de vacinas contra gripe

AlertaAlertaSão Paulo, 16 de agosto de 2016

A Gerência de Farmacovigilância da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou o alerta publicado pelo Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP), depois de relatos referentes à troca de frascos da vacina contra gripe por insulina no momento da administração.

Para auxiliar os profissionais de saúde durante a sua rotina, confira algumas orientações úteis:

 

  1. Armazenar a vacina separada dos demais medicamentos sob refrigeração;
  2. Os medicamentos potencialmente perigosos ou de alta vigilância, como a insulina, devem ser identificados de forma diferenciada dos medicamentos em geral no armazenamento e dispensação. (PROTOCOLO DE SEGURANÇA NA PRESCRIÇÃO, USO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS);
  3. Ler o rótulo atentamente antes de iniciar o preparo da vacina;
  4. Solicitar ao paciente/acompanhante que confira o frasco de vacina junto ao profissional responsável pelo seu preparo e administração;
  5. Dar preferência para que as imunizações ocorram dentro de salas específicas de vacinação, nas quais já existem procedimentos destinados à prevenção de riscos.

A Anvisa disponibiliza aos pacientes um canal de notificações, que visa monitorar a segurança dos medicamentos. Acesse aqui.

Para os farmacêuticos e demais profissionais da saúde, a agência disponibiliza o Notivisa

 

Fonte: Anvisa 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.