Campanha do CRF-SP mobiliza farmacêuticos do Centro-Oeste Paulista

 

2016 06 02 termo2016 06 02 termoDiretor técnico, José Antônio Cedran, assina termo de cooperaçãoSão Paulo, 2 de junho de 2016.

As capacitações do projeto "Farmacêuticos contra a Dengue, Zika e Chikungunya", continuam levando informação para todo o Estado de São Paulo. Na quarta-feira (01/06) o treinamento aconteceu na cidade de Marília, no auditório do departamento regional de saúde DRS IX Marília. Durante o encontro, o CRF-SP, representado pela vice-presidente, dra. Raquel Rizzi, e da DRS IX de Marília, pelo diretor técnico, José Antônio Cedran, assinaram um termo de cooperação que formalizou o acordo entre o departamento de saúde regional e o Conselho para a promoção da campanha na região.

Na abertura do evento a dra. Raquel Rizzi chamou a atenção para o grave problema da epidemia no Estado e que os farmacêuticos têm compromisso ético de cuidar e orientar o paciente. “Os profissionais da rede pública e privada têm as condições de triar o paciente para que ele tenha o atendimento mais rápido, com uma cura mais rápida e com menor sequela possível”, destacou a dra. Raquel Rizzi.Dra. Raquel RizziDra. Raquel RizziDra. Raquel Rizzi

Já o diretor técnico da DRS IX Marília, José Antônio Cedran, avaliou positivamente a iniciativa do CRF-SP e afirmou que a parceria irá contribuir com a saúde da população. “Os farmacêuticos têm um grande acesso na comunidade, isso facilita a comunicação do aprendizado que eles tiveram aqui para ajudar a sociedade”, disse Cedran.

A enfermeira do grupo de vigilância epidemiológica da DRS Marília, Joana Rampazo, apresentou a palestra "Situação Epidemiológica da Dengue, Zika e Chikungunya na Região do DRS-IX Marília". Na sequência, a capacitação da campanha Farmacêuticos Contra Dengue, Zika e Chikungunya foi apresentada pelo palestrante dr. José Eduardo Arruda, que apresentou informações sobre o mosquito Aedes Aegypti, diferenças entre as doenças, manifestações clínicas, tratamento, formas de diagnóstico e novas descobertas. Já a assessora técnica do CRF-SP, dra. Amouni Mourad, apresentou instruções sobre o manejo e cuidados com o paciente com suspeita das três doenças, formas de prevenção e uso correto e seguro de repelentes.

Dra. Amouni MouradDra. Amouni MouradDra. Amouni Mourad Dr. José Eduardo ArrudaDr. José Eduardo ArrudaDr. José Eduardo Arruda

 

Participaram ainda do encontro a dra. Luciane Tiburtino da Silva, diretora da seccional de Marília do CRF-SP; dr. Alessandro Magon de Sá, vice-diretor da seccional de Marília do CRF-SP; e dra. Kátia Maria Ramos, vice-coordenadora da comissão assessora de saúde pública de Marília.

 

Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.