Mais um município firma parceria com o CRF-SP para combater dengue, zika e chikungunya

Dra. Rosilene Martins Viel (diretora regional de Presidente Prudente), Maria Antônia Soares (Lions Clube Visão), dra. Susi Bonifácio (secretária de Saúde de Presidente Venceslau), dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP) e dra. Odete Andrade (Comissão de Ética do CRF-SP e Lions Clube)Dra. Rosilene Martins Viel (diretora regional de Presidente Prudente), Maria Antônia Soares (Lions Clube Visão), dra. Susi Bonifácio (secretária de Saúde de Presidente Venceslau), dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP) e dra. Odete Andrade (Comissão de Ética do CRF-SP e Lions Clube)Dra. Rosilene Martins Viel (diretora regional de Presidente Prudente), Maria Antônia Soares (Lions Clube Visão), dra. Susi Bonifácio (secretária de Saúde de Presidente Venceslau), dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP) e dra. Odete Andrade (Comissão de Ética do CRF-SP e Lions Clube)Presidente Venceslau, 12 de abril de 2016.

Presidente Venceslau, município localizado no Oeste do Estado de São Paulo, assinou na noite de segunda-feira, 11, termo de cooperação que formaliza o acordo entre a prefeitura e o CRF-SP para a promoção da campanha “Farmacêuticos contra a dengue, zika e chikungunya”. A exemplo de outras localidades que manifestaram interesse em selar a tratativa com o Conselho, o objetivo da parceria é contar com o reforço dos farmacêuticos no contingente de profissionais de saúde para atuar no trabalho de orientação da população. Isso porque a distribuição das farmácias pelas cidades facilita o acesso dos pacientes às informações necessárias em caso de suspeita de infecção.

A formalização ocorreu durante a capacitação para a campanha realizada também na segunda-feira, e teve as presenças da secretária de Saúde de Presidente Venceslau, dra. Susi Bonifácio, e do presidente do Conselho, dr. Pedro Menegasso, que assinaram o termo. A cooperação teve o apoio do Lions Clube Visão, sediado na mesma cidade.

Com 39.265 habitantes, Presidente Venceslau se encontra em alerta, porém em situação confortável em relação a outras localidades que enfrentam alta incidência das três doenças relacionadas ao Aedes aegypti. Em boletim divulgado no início do ano, eram 25 casos de dengue confirmados, enquanto 114 aguardavam resultado.

“Hoje, não só a Secretaria, mas o Ministério da Saúde preconiza que os municípios façam possíveis parcerias no sentido de combater a dengue, a zika e chikungunya. É essencial aproveitarmos o que estiver disponível para diminuir custos e capacitar os nossos profissionais de saúde, principalmente quando essa parceria é com o CRF-SP, que se coloca com um grande parceiro e nos presenteia com palestrantes que possuem grande conhecimento”, afirmou a dra. Susi Bonifácio.

A secretária de Saúde de Presidente Venceslau, dra. Susi Bonifácio (à esq.) e o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso (à dir.), assinam termo de cooperaçãoA secretária de Saúde de Presidente Venceslau, dra. Susi Bonifácio (à esq.) e o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso (à dir.), assinam termo de cooperaçãoA secretária de Saúde de Presidente Venceslau, dra. Susi Bonifácio (à esq.) e o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso (à dir.), assinam termo de cooperação

A secretária de Saúde elogiou a iniciativa do CRF-SP: “Se todos os conselhos profissionais fossem até os profissionais como faz o CRF-SP, poderíamos vivenciar uma outra realidade no que diz respeito ao controle às doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti”.

Em seu discurso que antecedeu a assinatura do termo de cooperação com a prefeitura, dr. Pedro Menegasso reiterou a importância da campanha para reforçar o papel de agente da saúde que cabe ao farmacêutico, uma das atribuições descritas na Lei 13.021/14. “Por isso, é muito importante, para nós, esse reconhecimento do poder público. Existem muitas campanhas de prevenção a essas doenças, mas faltava inserir o trabalho do farmacêutico para orientar a população sobre os riscos do uso de analgésicos e outros cuidados importantes em casos de suspeita ou diagnóstico confirmado”.

Farmacêuticos de Presidente Venceslau durante capacitação para a campanha contra a dengue, zika e chikungunyaFarmacêuticos de Presidente Venceslau durante capacitação para a campanha contra a dengue, zika e chikungunya

A capacitação presencial de Presidente Venceslau teve como ministrantes a assessora técnica do CRF-SP, dra. Amouni Mourad, além do conselheiro dr. Israel Murakami e membro do grupo de trabalho de saúde pública do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e membro do grupo de trabalho sobre Dengue, Chikungunya e Zika do CRF-SP.

Dra. Amouni Mourad (assessora técnica do CRF-SP), dra. Rosilene Martins (diretora da Seccional de Presidente Prudente) e dr. Israel Murakami (conselheiro do CRF-SP)Dra. Amouni Mourad (assessora técnica do CRF-SP), dra. Rosilene Martins (diretora da Seccional de Presidente Prudente) e dr. Israel Murakami (conselheiro do CRF-SP)Dra. Amouni Mourad (assessora técnica do CRF-SP), dra. Rosilene Martins (diretora da Seccional de Presidente Prudente) e dr. Israel Murakami (conselheiro do CRF-SP)

Campanha continua

Entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e cadastre sua farmácia para integrar a campanha. É uma oportunidade do estabelecimento se destacar e o farmacêutico fazer a diferença na orientação correta sobre o uso de medicamentos.

Renata Gonçalez