Farmacêuticos não poderão participar do Congresso Brasileiro de Homeopatia

2016 03 15 homeopatia EDIT2016 03 15 homeopatia EDITSão Paulo, 15 de março de 2015

O CRF-SP, em apoio à Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), repudia a ação da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB),  organizadora do Congresso Brasileiro de Homeopatia (XXXIII CBH), que rejeitou a participação e apoio dos farmacêuticos em seu evento.

Desde o início da organização do XXXIII CBH, que acontecerá em 2016 na cidade de Campo Grande, a ABFH tem se colocado à disposição para apoiar o evento, construir grade científica voltada para o farmacêutico além de compor atividades interdisciplinares.

Diante de inúmeras negativas e da observância da ausência da categoria de “farmacêutico” para inscrição no congresso, a ABFH oficiou a organização do XXXIII CBH, a AMHB, a Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas Homeopatas (ABCDH) e a AMVHB (Associação Médico Veterinária Homeopática Brasileira), estas duas últimas apoiadoras do evento como segue.

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, lamentou a falta de profissionalismo da AMHB. Em pleno século XXI, acham que podem segregar e ocultar conhecimento, reservar campo de trabalho comum excluindo uma classe que presta os serviços, sem os quais não se conseguiria tratar a doença.”

Confira abaixo o ofício do ABFH e a resposta da AMHB:

A ABFH – Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas, entidade sem fins lucrativos e legítima representante do profissional farmacêutico homeopata e das farmácias homeopáticas brasileiras, que tem como objetivo defender os interesses do setor farmacêutico homeopático, vem manifestar seu interesse em participar, juntamente com as demais entidades representativas da homeopatia no Brasil, na realização do CBH 2016.

O modelo homeopático brasileiro, que muito nos orgulha e que nos destaca no cenário internacional, tem a integração entre os diferentes atores da homeopatia como balizador.

O CBH, talvez o mais importante evento da homeopatia brasileira, deve objetivar o desenvolvimento e sustentabilidade da homeopatia. O medicamento homeopático é uma das principais ferramentas utilizadas pelo clínico para sucesso terapêutico e o conhecimento farmacêutico sobre o tema devem ser considerando nas discussões conjuntas para aperfeiçoamento da terapêutica.

A ABFH trabalhou nas últimas décadas na harmonização e oficialização de técnicas que muito aprimoraram os resultados na clínica. Neste momento há outros grandes desafios pela frente. Substâncias extintas e em extinção, novos métodos não reconhecidos como terapêutica homeopática, mas que se utilizam do mesmo guarda-chuvas da homeopatia, a industrialização e a participação do farmacêutico na assistência ao paciente são exemplos de temas que só podem evoluir com discussão conjunta.

Enfim, a ABFH se coloca à disposição para contribuir em todas as instâncias da realização deste grande evento e aguarda um de acordo para iniciar imediatamente os trabalhos propostos.

Em resposta, a ABFH recebeu o seguinte ofício enviado apenas pela AMHB.

A Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) vem, por meio desta, agradecer a referência à importância do Congresso Brasileiro de Homeopatia (CBH), bem como o desejo de participar na realização deste congresso.

Porém, vale esclarecer que se trata de um evento científico cujo público alvo e escopo é especificamente voltado aos médicos, principalmente levando em consideração as normas legais que regem as especialidades médicas reconhecidas pela Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM), Lei do Ato Médico n. 12.842 definitivamente acomodada no Decreto da Presidência da República n. 8.516/15 que delineia o campo de atuação dos profissionais habilitados à prática clínica.

Dessa forma, a AMHB compreende as razões apresentadas através do ofício enviado pela ABFH, conquanto os relatos dos desafios enfrentados pela entidade. Porém, não pode a AMHB distanciar-se dos preceitos legais que regem a atividade médica, especialmente no que concerne às atividades: científicas, acadêmicas e as pertinentes aos ambientes de aprimoramento profissional privativo dos médicos.

Outrossim, informamos que apesar de ser este evento voltado à comunidade médica, existem campos de interseção e interação com a atividade farmacêutica, que a nosso ver são importantes e devem ser considerados. Por este motivo, vimos recomendando à Comissão Científica do XXXIII CBH a inclusão nas mesas e simpósios, em assuntos pertinentes, de profissionais farmacêuticos.

Com relação a este aspecto, assim que a grade científica estiver pronta, oportunamente esta comissão entrará em contato com a ABFH para formalizar o convite de participação neste evento.

Certos de estarmos esclarecendo os motivos pelos quais nos foi enviado este ofício, enviamos nossos préstimos de elevada estima e consideração.

*******************************************************************************************

A ABFH lamenta o encaminhamento dado pela AMHB em relação a atividade farmacêutica homeopática que é reconhecida e respeitada no Brasil.

E é com orgulho e certeza de que estamos cumprindo um papel importante para a sociedade em benefício da saúde e qualidade de vida da população, que a ABFH se sente movida a trazer, em breve, um cenário inovador, inclusivo e motivador para todos que pensam a homeopatia como prática multiprofissional.

O saber está naquele que tem conhecimento e o compartilha.