Farmacêuticos se despedem do acadêmico dr. Levy Gomes Ferreira

Nota de falecimento Foto de arquivo:Marco QuintãoSão Paulo, 24 de fevereiro de 2016

Faleceu na manhã de terça-feira (16/02) o professor dr. Levy Gomes Ferreira, que foi acadêmico-titular da Academia Nacional de Farmácia, na qual ocupou a cadeira 22 da seção de Farmácia.

Ícone das Ciências Farmacêuticas do Estado do Rio de Janeiro, o professor Levy formou-se como farmacêutico-químico em 1950 pela Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ocasião em que foi agraciado com a medalha de ouro e o Prêmio Raul Leite, por ter sido o melhor aluno do curso.

Em 1951, cursou o doutorado na mesma universidade e no ano seguinte começou a lecionar por meio de uma bolsa oferecida pelo Conselho Nacional de Pesquisa.

Lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro por 43 anos, onde criou e dirigiu a farmácia do Hospital Universitário. Também foi o responsável por criar a Farmácia Universitária.

Por dezenove anos o professor dr. Levy atuou como farmacêutico no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Atuou no Hospital da Santa Casa de Misericórdia como consultor farmacêutico e foi diretor da Associação Brasileira de Farmacêuticos, de onde recebeu o título de Presidente de Honra.

Após a aposentadoria, foi professor por 5 anos na Faculdade de Farmácia da Universidade Gama Filho. Em 2015 foi homenageado no prêmio RioPharma.

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações do CRF-RJ)