CRF-SP assume cadeira no Conselho Municipal de Saúde de Santo André

Homero Nepomuceno.  Karine Santos Rocha (coordenadora da Assistência Farmacêutica de Santo André) e Carlos Grana com o dr. Marcos MachadoHomero Nepomuceno. Karine Santos Rocha (coordenadora da Assistência Farmacêutica de Santo André) e Carlos Grana com o dr. Marcos MachadoHomero Nepomuceno, secretário de Saúde, Karine Santos Rocha, coordenadora da assistência farmacêutica de Santo André) e o prefeito da cidade, Carlos Grana com o dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SP

São Paulo, 22 de janeiro de 2016

A crescente evolução da profissão farmacêutica nos últimos anos teve mais um ponto positivo. Dessa vez, os farmacêuticos serão representados no Conselho Municipal de Saúde de Santo André. É primeira vez que o CRF-SP é eleito para ocupar o cargo que será representado pelo dr. Marcos Machado Ferreira, diretor-tesoureiro da entidade e morador da cidade. Na suplência está dra. Dorly Fernanda Gonçalves, do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo.

A cerimônia de posse dos conselheiros aconteceu nessa quinta-feira, 21/01, no salão nobre da Prefeitura de Santo André. Os 48 membros, sendo 24 titulares e 24 suplentes, fazem parte de setores públicos e privados dos mais variados setores (50% são usuários, 25% trabalhadores da rede de saúde e 25% de gestores) terão um mandato de dois anos. De caráter permanente e deliberativo, o Conselho Municipal de Saúde, integra a estrutura básica da Secretaria de Saúde de Santo André e é um importante mecanismo de controle social, além de ter papel fundamental na elaboração e fiscalização das políticas públicas de saúde.

O CRF-SP concorreu à vaga com os conselhos de Medicina, Odontologia e Enfermagem. Para dr. Marcos Machado, abrir esse espaço para a categoria farmacêutica pela primeira vez é uma alegria imensa. “Mesmo que mude a administração, o mandato continua por dois anos, então é uma conquista enorme porque por meio do Conselho Municipal de Saúde, que é um órgão deliberativo, podemos tentar implantar as políticas farmacêuticas para o município, já que há uma carência de políticas voltadas para a população em termos de assistência farmacêutica”.

O primeiro compromisso de trabalho será na próxima quinta-feira, 28/01, a partir das 18h, no salão nobre Roberto Burle Marx, na Prefeitura de Santo André. O encontro é aberto à população para se discutir coletivamente a construção e os caminhos do SUS (Sistema Único de Saúde).

Cristina Atthayde, Homero Nepomuceno, Carlos Grana, Fátima Grana e Cida DamaiaCristina Atthayde, Homero Nepomuceno, Carlos Grana, Fátima Grana e Cida DamaiaCristina Atthayde, Homero Nepomuceno, Carlos Grana, Fátima Grana e Cida Damaia. Crédito: Diego Barros/PSAMesa de abertura

Durante a posse, o prefeito de Santo André, Carlos Grana, o secretário de Saúde, Homero Nepomuceno, a secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde, Cristina Atthayde, a secretária de inclusão e assistência social e primeira dama, Fátima Grana e a secretária adjunta de Saúde, Cida Damaia, fizeram parte da mesa de abertura. Em entrevista exclusiva ao CRF-SP, tanto o prefeito quanto o secretário de saúde destacaram a importância da atuação do farmacêutico junto ao Conselho Municipal de Saúde.

“A presença e a importância do farmacêutico são fundamentais, são profissionais diretamente ligados à saúde da região, portanto têm muito a contribuir e colaborar com o desenvolvimento do Conselho”.

Carlos Grana, prefeito de Santo André

“A vinda do farmacêutico para a saúde pública tem sido proveitosa, trouxe diferencial para a área da saúde porque atua em todas as áreas do sistema, como hospital, rede básica, saúde mental e especialidade. O farmacêutico traz uma noção muito boa de gestão, preocupação com logística, custo benefício e, hoje, o medicamento é um insumo estratégico dentro na saúde, assim como o uso correto. Tenho ficado muito satisfeito com a presença do farmacêutico na saúde pública, na nossa gestão vamos indicar mais uma farmacêutica para compor o Conselho, então serão dois representantes”.

Homero Nepomuceno, secretário de Saúde de Santo André

Dorly Fernanda Gonçalves e dr. Marcos MachadoDorly Fernanda Gonçalves e dr. Marcos MachadoDorly Fernanda Gonçalves e dr. Marcos Machado

Público e conselheiros presente na cerimônia de possePúblico e conselheiros presente na cerimônia de possePúblico e conselheiros presentes na cerimônia de posse

Thais Noronha