O QUE O FARMACÊUTICO ESPERA DO CRF-SP?

O QUE O FARMACÊUTICO ESPERA DO CRF-SP?São Paulo, 13 de janeiro de 2016.

Apesar de todos esses esforços, alguns colegas ainda têm a impressão de que o órgão não contribui para a melhoria da profissão. Isso fez com que a atual diretoria estivesse sempre preocupada em atender às necessidades dos farmacêuticos demonstrando ao profissional a importância do seu Conselho.

“Basicamente, fazemos a pergunta: O que o farmacêutico espera do CRF-SP? Pautamos as nossas ações a partir daí”, diz o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso. Por estar em evidência, o CRF-SP torna-se alvo de cobranças e é responsabilizado até por aspectos que fogem do seu âmbito de atuação, como é o caso de reclamações a respeito dos baixos salários e jornada de trabalho exaustiva.

O CRF-SP concorda com a indignação dos farmacêuticos sobre os baixos salários e jornadas longas. Realmente não tem cabimento um profissional da saúde de nível superior receber esse tipo de tratamento. Os diretores, por serem farmacêuticos que atuam no mercado de trabalho, enfrentam diariamente as dificuldades relatadas e, por isso, conhecem os problemas e não se furtam em buscar soluções.

Para o dr. Pedro Menegasso, o CRF-SP tem trabalhado para mudar esse quadro. “A população brasileira não conhece o farmacêutico. Não sabe o que ele faz e o porquê de estar ali e, por consequência, muitas empresas mantêm o farmacêutico apenas para cumprir a legislação. Não enxergam o custo x benefício”.

O Conselho defende que o caminho para resolver este problema é a qualificação profissional, a prestação de serviços farmacêuticos e a prática de atividades clínicas, como ocorre em outros países. Mesmo em situações que extrapolam a sua alçada, o CRF-SP trabalha incessantemente para mudar este cenário. Não há dúvidas de que mais valorizado, o farmacêutico fará a diferença, assumirá responsabilidades dentro da empresa e conquistará mais remuneração.