Anvisa suspende lotes de cosméticos, saneantes e produtos para a saúde

Anvisa suspende lotes de cosméticos, saneantes e produtos para a saúdeAnvisa suspende lotes de cosméticos, saneantes e produtos para a saúdeSão Paulo, 8 de janeiro de 2016

A Anvisa determinou a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização, divulgação e uso de todos os lotes de Conditioner Anti Friz Favorite Line - Lord Tech Cosméticos; Hidrogel Favorite Prime - Step 2 - Lord Tech Cosméticos; Keratin Hair - Lord Tech Cosméticos e Shampoo Deep-Cleaning Favorite Line – Lord Tech Cosméticos, bem como todos os cosméticos distribuídos por Lord Tech Cosméticos.

Os produtos são fabricados por uma empresa desconhecida e distribuídos por Lord Tech Cosméticos, que não possui Autorização de Funcionamento e está situada em local incerto.

A medida está na Resolução 57/2016 publicada quinta-feira (07/01), no Diário Oficial da União (DOU).

Também foi determinada a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do Maxxtroyer Formicida Gel, da empresa Indústria Química Passos e Ramos Ltda. Os outros produtos saneantes fabricados pela mesma indústria também foram suspensos.

A decisão ocorreu porque a empresa não possui Autorização de Funcionamento e o produto não tem registro na Agência.

A medida está na Resolução 59/2016 publicada quinta-feira (07/01), no Diário Oficial da União (DOU). A norma determinou, também, a apreensão e a inutilização dos produtos.

Outra suspensão da agência foi a da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso de todos os lotes do Condicionador Chá Verde Cabelos Oleosos Nutraactive fabricados após 19 de setembro de 2013. Os produtos são fabricados pela empresa Pétalas Cosméticos Indústria e Comércio LTDA.

A empresa solicitou o cancelamento do processo de notificação do produto em 19 de setembro de 2013. No entanto, laudo da Fundação Ezequiel Dias atestou que o produto foi produzido após esta data, em dezembro de 2013.

A determinação prevê, ainda, que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado.

A medida está na Resolução 56/2016 publicada quinta-feira (07/01), no Diário Oficial da União (DOU).

Produtos para saúde sem registro ou cadastro fabricados pela empresa HR Instrumental Cirúrgica Importação e Comércio Ltda – ME também foram suspensos pela Anvisa.

A medida está na Resolução 3.070/2016 publicada quinta-feira (07/01), no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com a norma, a empresa deverá promover o recolhimento do estoque existente no mercado.

Assessoria de Comunicação CRF-SP (Fonte: Anvisa)