COMO FUNCIONA O CRF-SP?

Como funciona o CRF-SP?São Paulo, 17 de dezembro de 2015.

Para cumprir suas atividades fixadas por Lei e as estabelecidas no Plano de Gestão, o CRF-SP conta com uma estrutura composta por aproximadamente 280 funcionários, além de farmacêuticos voluntários que compõem as esferas técnicas e administrativas (Plenário, Diretoria, Diretorias Regionais, Comissões de Ética, Comitê de Educação Permanente, Grupos Técnicos, Grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde, Comissões Assessoras) que possuem responsabilidades específicas, dentro da entidade.

A Plenária e a Diretoria são cargos eletivos. Os profissionais voluntários mantêm seus empregos e dedicam parte do seu tempo à entidade, sem remuneração. Mesmo os diretores, que são obrigados a empenhar mais tempo por suas responsabilidades, dividem-se entre suas atividades principais e o CRF-SP. Assim também acontece com outros membros voluntários como diretores regionais, membros de Comissões Assessoras, membros de Comissões de Ética e conselheiros.

Além disso, a entidade tem uma atuação expressiva e que tem feito a diferença para o farmacêutico do Estado de São Paulo. Realização de cursos e palestras, publicação de materiais técnicos, além de participação de discussões com gestores públicos e com membros do poder legislativo, visando à proposição de projetos que impactem positivamente no trabalho do farmacêutico e da sociedade.

Toda essa estrutura que compõe o CRF-SP é mantida pelas anuidades pagas pelos farmacêuticos e pessoas jurídicas e taxas cobradas pela prestação de alguns serviços. Não há nenhum subsídio do governo ou qualquer outra verba, pelo contrário, parte do valor arrecadado (25%) é destinado ao Conselho Federal de Farmácia (CFF).