CFF aprova reposição da inflação e CRF-SP incentiva política de descontos

CFF aprova reposição da inflação e CRF-SP incentiva política de descontosSão Paulo, 3 de dezembro de 2015.

O Conselho Federal de Farmácia aprovou, em Reunião Plenária de 25 de novembro de 2015, o reajuste de 10,33% no valor das anuidades que serão cobradas em 2016.

O reajuste corresponde à reposição de parte da inflação do período, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Na verdade, a inflação deste ano, segundo previsões, irá ultrapassar 12%.

A recomposição do valor das anuidades é determinada no parágrafo 1º da Lei 12.514/11, que diz: “Os valores das anuidades serão reajustados de acordo com a variação integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC, calculado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ou pelo índice oficial que venha a substituí-lo”.

Ou seja, o CFF apenas aplica a Lei, mesmo porque os funcionários dos CRFs e do Federal, na maioria, servidores que atuam na área da fiscalização, respondem pela média de 70% dos gastos gerais, também recebem reposição salarial da inflação, como todos os brasileiros.

DESCONTO E FISCALIZAÇÃO

A diretoria do CRF-SP esclarece que defende o congelamento de todas as taxas e também o aumento do percentual do desconto à vista –que praticamente anula o reajuste pela reposição do INPC.

A vantagem do pagamento à vista é dupla: para o farmacêutico e para o CRF-SP. Com o dinheiro reservado, é muito mais fácil negociar descontos à vista nos pagamentos que o Conselho faz.

“Como todos os brasileiros, não estamos nem um pouco satisfeitos com a situação do País e com a necessidade de recomposição desses valores perdidos pela inflação, até porque nós também arcaremos com esses valores nas anuidades que também pagamos. Entretanto, temos a responsabilidade de manter o Conselho funcionando e ativo, na defesa da profissão e contribuindo na manutenção dos empregos”, afirma o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Eduardo Menegasso.

Dr. Pedro chama atenção também para a necessidade de manter o departamento de Fiscalização e Jurídico a todo vapor especialmente num período como o atual. “Em crises, há uma tendência de precarização do emprego, de demissões, de desvios de função, portanto a nossa atenção tem de ser redobrada”, diz.

O CRF-SP lançará ainda uma campanha informativa sobre como é executado o seu Orçamento e da austeridade que sempre foi mantida, do extremo controle e zelo das contas do Conselho, aprovadas por todas as instâncias de auditoria.

Clique aqui para ler o informativo divulgado pelo CFF