Três cidades recebem o evento esta semana

 

Farmacêuticos da Zona Leste participam do EncontroFarmacêuticos da Zona Leste participam do EncontroFarmacêuticos da Zona Leste participam do EncontroSão Paulo, 26 de outubro de 2015.

O XV Encontro Paulista de Farmacêuticos continua a sua peregrinação por todo Estado de São Paulo. Nesta semana, o evento será nas seccionais Jundiaí (27), Osasco (28) e Santo André (29). A iniciativa, que este ano tem como tema “Superando desafios e dificuldades: o farmacêutico como promotor de saúde”, reúne profissionais e acadêmicos de Farmácia para debater com representantes do CRF-SP sobre suas dúvidas em relação às mudanças ocorridas na profissão nos últimos anos e de que forma aplicá-las em favor da valorização profissional.

Clique aqui e veja a programação completa do XV Encontro Paulista de Farmacêuticos

Na semana passada, a diretoria do CRF-SP visitou a Zona Leste (20) e nova seccional da Zona Sul da capital (21), além das cidades de Campinas (22) e Piracicaba (23). Veja como foram esses eventos:

Zona Leste

O primeiro evento da semana foi realizado pela Seccional Zona Leste, na terça-feira (20), no campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), onde farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia lotaram o auditório para acompanhar a apresentação do conselheiro dr. Antônio Geraldo Ribeiro dos Santos Jr. Estiveram presentes todos os diretores do CRF-SP, além da diretora regional dra. Alessandra Brognara, e a vereadora de São Paulo Edir Sales (PSD), que recentemente protocolou na Câmara Municipal os Projetos de Lei 312/15 (que propõe instituir a Semana do Uso Racional de Medicamentos) e 313/15 (que prevê a ampliação dos serviços farmacêuticos oferecidos em farmácias e drogarias do município).

Estudante de Farmácia Rafael P. Cassamassimo e mesa de debateEstudante de Farmácia Rafael P. Cassamassimo e mesa de debateEstudante de Farmácia Rafael P. Cassamassimo e mesa de debate

Como em todos os locais pode onde o XV Encontro Paulista de Farmacêuticos passa, o evento abre espaço para um amplo debate entre a diretoria do CRF-SP e os participantes, que podem esclarecer dúvidas diversas sobre a profissão. O estudante de Farmácia Rafael Pereira Cassamassimo questionou o que o Conselho pode fazer para exigir que o MEC torne obrigatória a Farmácia Clínica na grade dos cursos de graduação em Farmácia.

Dr. Pedro Menegasso explicou que, embora não tenha o poder de transformar os currículos, o CRF-SP participa intensamente das discussões nacionais que visam elaborar propostas de melhoria das diretrizes curriculares dos cursos de Farmácia. “Só este ano, nossa Comissão Assessora de Educação Farmacêutica realizou três fóruns para debater o assunto. Desses eventos, saem documentos que são encaminhados ao MEC. Sabemos da necessidade de termos uma formação voltada para a questão clínica, e este tópico é que o mais norteia as mudanças propostas.

Zona Sul

Na quarta-feira (21) pela primeira vez a Zona Sul da cidade de São Paulo realizou uma etapa do XV Encontro Paulista de Farmacêuticos. A reunião aconteceu na sede do Sebrae de Santo Amaro. A região que possuía um escritório regional para atendimento, está sendo transformada em seccional, a 28ª do CRF-SP.

“Ao mudar para seccional, mudamos a mentalidade e os farmacêuticos da região passam a ter o Conselho mais próximo, um local para reunião e discussão da categoria para desenvolvimento profissional e busca de solução para problemas comuns. Com a nova estrutura os farmacêuticos podem montar comissões assessora, participar de cursos e organizar ações de educação e saúde”, explicou o presidente dr. Pedro Menegasso.

Zona Sul recebe o XV Encontro Paulista de FarmacêuticosZona Sul recebe o XV Encontro Paulista de FarmacêuticosZona Sul recebe o XV Encontro Paulista de Farmacêuticos

A analista do Sebrae, Daniela Manzine, fez uma breve apresentação sobre a parceria do CRF-SP com o Sebrae e convidou os farmacêuticos para utilizar a estrutura e serviços oferecidos pela instituição no apoio à abertura e administração de estabelecimentos farmacêuticos.

A mesa de debates contou com Dr. Gustavo Lemos Guerra, diretor regional da Seccional Zona Sul, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP e dr. Antônio Geraldo, conselheiro do CRF-SP.

Campinas

A cidade de Campinas realizou a sua etapa do Encontro na quinta-feira (22), no auditório da própria seccional. Na oportunidade os representantes do Conselho e os profissionais debateram diversos temas, como as mudanças das legislações, especialmente sobre a recente Lei 13. 021/14, aprovada há pouco mais de um ano e que reconhece a farmácia como estabelecimento de saúde, além de outros assuntos de interesse da classe.

“O objetivo é ouvir os farmacêuticos. É a maneira que a gente escolheu para administrar o Conselho”, afirmou o dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, que apresentou uma palestra para os farmacêuticos da região e participou da mesa de debates com o dr. Leonel Francisco de Almeida Leite, diretor regional da seccional de Campinas do CRF-SP, e o dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SP.

Mesa de debates e o dr. Marcos Fabrício China, participando das discussõesMesa de debates e o dr. Marcos Fabrício China, participando das discussõesMesa de debates e o dr. Marcos Fabrício China, participando das discussões

Muitos farmacêuticos interagiram com os representantes do CRF-SP sobre diversos temas. O dr. Marcos Fabrício China, por exemplo, perguntou sobre as ações de saúde e sua importância para a população e para a profissão. “As ações são importantes não apenas pela prestação dos serviços, mas também para divulgar a profissão e mostrar o nosso valor”, disse o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso.

Já o dr. Ruberval Farias, membro da comissão assessora de farmácia da seccional de Campinas, enfatizou a necessidade de integração dos colegas para a valorização da profissão e convidou o público para participar das atividades do Conselho na região.

Piracicaba

A diretoria do CRF-SP visitou a cidade de Piracicaba na sexta-feira (22). Na oportunidade, os representantes do Conselho e os profissionais debateram sobre dificuldades, necessidades de mudança e avanços da profissão. Além da palestra do presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, houve uma intensa participação dos farmacêuticos da região durante o debate, que teve mesa formada pelos representantes dra. Cláudia Mezleveckas Carias, diretora regional da seccional de Piracicaba, dra. Luciana Canetto e dr. Adriano Falvo, conselheiros do CRF-SP; e dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP.

Mesa de debates e a dra. Fátima Lopes Goularte Farhat participando das discussõesMesa de debates e a dra. Fátima Lopes Goularte Farhat participando das discussõesMesa de debates e a dra. Fátima Lopes Goularte Farhat participando das discussões

A dra. Fátima Lopes Goularte Farhat, docente, falou sobre a responsabilidade da academia na capacitação dos farmacêuticos da nova farmácia. Dr. Pedro afirmou que a academia é fundamental para essa preparação, mas também é um problema, porque há muitos cursos de péssima qualidade que formam profissionais pouco capacitados. “Vamos ter que fazer essa mudança, que é responsabilidade da universidade. E o Conselho vai fazer o possível para ajudar nesse processo, como já temos feito”.

O dr. Olney Leite Fontes comentou sobre o trabalho de farmacêuticos que são donos de estabelecimentos e comparou o trabalho realizado no Brasil com o de outros países. Dr. Pedro Menegasso citou os exemplos de Suíça e Inglaterra, lugares em que a profissão farmacêutica passou por uma grande crise e que conseguiu se recuperar quando reforçaram as atividades clínicas.

Carlos Nascimento e Renata Gonçalez
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.