Conheça os novos materiais técnicos do CRF-SP e a publicação do CFF

São Paulo, 19 de outubro de 2015.

O XVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo, que ocorreu entre os dias 10 e 13 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, foi marcado, entre mais de cem atividades, por seis lançamentos de materiais técnicos do CRF-SP.

Manual-de-Orientação-ao-Farmacêutico---Lei-13Entre eles, está o “Manual de Orientação ao Farmacêutico: Lei nº 13.021/2014 e a Valorização Profissional”, que traz a Lei nº 13.021/2014 comentada, com foco na valorização profissional, lançado no dia 11/10 (domingo), durante a mesa-redonda Desafios da Farmácia como Estabelecimento de Saúde. O material foi elaborado pelo Grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde e traz informações sobre como os estabelecimentos farmacêuticos podem atuar verdadeiramente como estabelecimentos de saúde.

Clique aqui para baixar

Ensino-de-Deontologia-e-Legislacao-FarmaceuticaEnsino-de-Deontologia-e-Legislacao-FarmaceuticaNo mesmo dia, foi apresentado durante o VI Encontro Paulista de Professores de Deontologia Farmacêutica e III Encontro Nacional de Professores de Deontologia Farmacêutica, que ocorreram dentro da Espaço Âmbito Farmacêutico do congresso, a segunda edição do livro Ensino de Deontologia e Legislação Farmacêutica: conceitos e práticas. A presente edição do livro, organizada pela Comissão Assessora de Educação Farmacêutica e Comissões de Ética do CRF-SP, inclui novos conteúdos e casos de deontologia e legislação farmacêutica.

Clique aqui para baixar

Cartilha-Direitos-e-Prerrogativas-ProfissionaisCartilha-Direitos-e-Prerrogativas-ProfissionaisO Comitê de Direitos e Prerrogativas Profissionais do CRF-SP também lançou sua cartilha Direitos e Prerrogativas Profissionais. O material tem como objetivo dar suporte aos farmacêuticos na defesa de seus direitos e autonomia para plena aplicação de seus conhecimentos.

Clique aqui para baixar

Manual-de-Conduta-e-Postura-ProfissionalManual-de-Conduta-e-Postura-ProfissionalNo dia 12 (segunda-feira) foi a vez da estreia do Manual de Orientação ao Farmacêutico – Conduta e Postura Profissional, que auxilia o farmacêutico no seu desenvolvimento pessoal e profissional, com orientações diversas sobre apresentação, postura, relacionamento com o paciente, equipe de trabalho, gestores e outros profissionais da saúde. O material foi elaborado pela Comissão Assessora de Farmácia do CRF-SP.

Clique aqui para baixar

A-Profissao-FarmaceuticaA-Profissao-FarmaceuticaO Comitê Sênior também lançou o documento “A profissão farmacêutica”, no dia 13 (terça-feira). A publicação traz informações sobre todas áreas de atuação regulamentadas atualmente pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Clique aqui para baixar

Cartilha-Comissao-de-Farmacia-ClinicaCartilha-Comissao-de-Farmacia-ClinicaPara fechar os lançamentos no Congresso, o workshop Cuidados Farmacêuticos – diabetes trouxe ao público a cartilha Farmácia Clínica, elaborada pela Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP, que aponta o papel do profissional do setor a partir das necessidades dos pacientes, familiares, cuidadores e sociedade.

Conselho Federal

O-farmaceutico-na-assistencia-farmaceutica-do-SUSOutra apresentação importante ocorreu durante o Encontro Nacional das Comissões de Saúde Pública dos Conselhos Regionais de Farmácia, sediado no XVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo: a do livro O farmacêutico na assistência farmacêutica do SUS: diretrizes para atuação. O documento foi elaborado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e apresenta dados relevantes sobre o papel do farmacêutico na saúde pública, identifica problemas e sugere soluções para otimizar sua atuação nesse âmbito.