CRF-SP participa de solenidade de abertura de XVIII Congresso da Federação Sul-americana e 8º Riopharma

Solenidade de aberturado XVIII Congresso da Federação Sul-americana e 8º Riopharma Solenidade de aberturado XVIII Congresso da Federação Sul-americana e 8º Riopharma São Paulo, 16 de outubro de 2015.

Foi realizada na quinta-feira (15/11), no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro (RJ), a solenidade de abertura do XVIII Congresso da Federación Farmacéutica Sudamericana e do 8º Congresso Riopharma de Ciências Farmacêuticas. O eixo central dos eventos tem como tema “A prescrição farmacêutica e os novos paradigmas da profissão”. O evento continua até sábado (17/10). O CRF-SP esteve representado pelo seu presidente, dr. Pedro Menegasso.

A mesa da abertura solene do evento contou com a presença dos presidentes das seguintes entidades: Federação Internacional de Farmácia (FIP), dra. Carmen Peña; CFF, dr. Walter Jorge João; CRF-RJ, dr. Marcus Athila; do Congresso, dr. Carlos Santarém; do Foro Farmacéutico de las Américas (FFA), dr. Eduardo Savio; da Federación Farmacéutica Sudamericana, dr. Carlos Eduardo Jerez; e da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), dra. Elizabeth Valverde. Autoridades de outras entidades farmacêuticas e convidados do Brasil e vários países prestigiaram a solenidadePúblico presente na solenidade de aberturaPúblico presente na solenidade de abertura

Intitulado “Uma nova farmácia para um novo perfil de paciente”, o discurso de Carmen Peña mostrou que o Brasil está alinhado ao movimento internacional pela transformação da profissão farmacêutica. Ela falou sobre o plano de trabalho de sua gestão, denominado “Dois vezes dois”, que tem, entre os seus pilares, o cuidado ao paciente, os serviços farmacêuticos e a sustentabilidade da profissão. “Nossa meta é seguir construindo um futuro brilhante para todos e cada um dos farmacêuticos, para que possam continuar utilizando seus conhecimentos na busca da saúde dos pacientes”.

Carmen Peña falou também da importância das mulheres como aliadas no cuidado farmacêutico – são elas que assumem com maior frequência o cuidado familiar – e sobre a importância do trabalho do Prêmio Riopharma Personalidades, para farmacêuticos de destaque na Farmácia ClínicaPrêmio Riopharma Personalidades, para farmacêuticos de destaque na Farmácia Clínicafarmacêutico para ajudar a minimizar o impacto na eliminação dos resíduos de medicamentos. Disse ainda da sólida plataforma profissional para alcançar os avanços na profissão, que tem, na FIP, seu sustentáculo em nível global e em cada uma entidade federada, o apoio em nível regional. “A FIP é também a vossa organização. E estamos construindo, juntos, a melhor Farmácia para as pessoas do século vinte um.”

Homenagem

Durante a solenidade foi entregue, pelo CRF-RJ, o prêmio Riopharma Personalidades, para farmacêuticos que se destacam na história da profissão por sua contribuição à Farmácia Clínica. Receberam a homenagem o presidente do CFF, dr. Walter Jorge João, os assessores da Presidência do CFF, dra. Josélia Frade e dr. Tarcísio José Palhano, e a consultora ad hoc do CFF, dra. Angelita Cristine de Melo; o ex-professor da UFRJ, dr. Levy Gomes Ferreira, representado pelo seu filho, Guilherme Neres Ferreira; o ex-conselheiro federal de Farmácia, dr. Jorge Cavalcante Oliveira, que também presidiu a ABF e o CRF-RJ.

(Com informações do CFF)