Mais de 3 mil pessoas participam do evento

 

 

Congresso recebe 3 mil participantesCongresso recebe 3 mil participantesSão Paulo, 13 de outubro de 2015

Chega ao fim mais um Congresso Farmacêutico de São Paulo, que teve como público mais de 3 mil pessoas entre farmacêuticos, acadêmicos de Farmácia, outros profissionais da saúde e interessados nos mais variados assuntos vanguardistas da área.

O sucesso de público traduz a grandiosidade do evento, que aconteceu de 10 a 13 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital, e reuniu, em sua 18ª edição, mais de 150 atividades, divididas entre palestras, cursos, simpósios e mesas-redondas de todas as áreas do setor.

A sensação de dever cumprido do CRF-SP, após dois anos de trabalho intenso, se transforma em esperança de que este seja o começo de um futuro mais promissor para a profissão, e que os farmacêuticos coloquem em prática todo o conteúdo adquirido durante os quatro dias.

Ministrantes internacionais foram destaque no evento e trouxeram na bagagem da viagem de seus países para São Paulo uma gama de conhecimentos e Palestras internacionais são sucesso de público no Congressoexperiências do que há de mais novo em termo de Farmácia em todo o mundo. Foram debates sobre a área cosmética, pesquisa clínica, globalização da Farmácia, gestão de resíduos, rastreabilidade de medicamentos, uso racional de antibióticos, atuação do farmacêutico no SUS e logística farmacêutica.

Outros assuntos abordados foram a questão do doping genético e do bioterrorismo, no ano que antecede as Olímpiadas no Brasil, medicamentos pediátricos, como a epidemia do uso de metilfenidato em crianças, produção de medicamentos Biológicos e Biotecnológico, farmácias vivas no SUS, entre muitos outros.

Todos esses encontros de mestres da área da saúde e da gestão ajudaram o congresso paulista a manter seu status de maior evento de Farmácia da América Latina. Para o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Eduardo Menegasso, nunca houve um congresso com tantas atividades desenvolvidas e que cobrisse com tanta competência todas as áreas de atuação. “Não foi fácil, desafiamos a todos e todos fizeram o melhor. Trabalhar o futuro, propor, avançar, esse é o objetivo do CRF-SP”, afirmou.

Palestras internacionais são sucesso de público no CongressoPalestras internacionais são sucesso de público no CongressoDentro do Congresso ocorreram também o X Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas e a Expofar 2015. As novidades ficaram por conta do Espaço Âmbito Farmacêutico, que agregou discussões específicas em cada segmento da profissão; e a Feira de Oportunidades, local para o profissional e o acadêmico que desejam ingressar no mercado de trabalho, com oportunidade de cadastro de currículo e palestras ministradas pelas áreas de recursos humanos.

 

Pensar no global, atuar no local

Dr. Pedro Menegasso e dra. Carmen PeñaDr. Pedro Menegasso e dra. Carmen PeñaA solenidade de encerramento foi realizada nesta tarde, com participação da presidente da Federação Internacional de Farmacêuticos, FIP, dra. Carmen Peña, e, na sequência, a premiação dos trabalhos científicos. Dra. Carmen apresentou a palestra “Uma nova farmácia para um novo perfil de farmacêutico”, na qual destacou o aspecto humanizado que a sociedade espera do profissional do futuro. “Nós, farmacêuticos, somos o rosto humano do sistema de saúde.

É preciso passar para a vida real valores como empatia e compreensão, aliados ao que se aprende na universidade. Nós precisamos de liberdade intelectual e, mais que isso, liberdade para trabalhar sem sofrer pressão para atuar em benefício do paciente”. A presidente da FIP ainda acrescentou que é “preciso pensar no global, mas atuar no local”.

Em seu discurso final, dr. Pedro Menegasso agradeceu a todos que contribuíram para o sucesso do evento, desde os funcionários e comissões organizadoras do Congresso, às entidades parcerias e patrocinadores. “Foi a primeira vez que tivemos a FIP presente em nosso Congresso, o que demonstra que conseguimos colocar o evento no circuito internacional”, afirmou. “Todos que acreditaram neste Congresso não apostam somente no evento em si, mas, acima de tudo, em nossa profissão. Por isso, o XVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo cumpriu o seu papel, que foi o de trazer discussões que podem transformar o futuro da Farmácia”.

 

Monica Neri e Renata Goncalez (colaboração Thais Noronha)
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.