Penúltimo dia do Congresso discute medicamentos biotecnológicos e pediátricos 

 

Da esqu. p/ dir.: dra. Maria Nella Gai Hernandez (Chile), dra. Helgi Jung (México), dra. Sílvia Storpirtis e dr. Paulo Lee HoDa esqu. p/ dir.: dra. Maria Nella Gai Hernandez (Chile), dra. Helgi Jung (México), dra. Sílvia Storpirtis e dr. Paulo Lee HoSão Paulo, 12 de outubro de 2015

O feriado começou com mais uma série de atividades no maior congresso Farmacêutico da América Latina, que acontece até amanhã, na capital. Até as 18h, farmacêuticos participam das palestras, simpósios, cursos e mesas-redondas, além da Expofar, Feira de Oportunidades, palestras empresariais e muito mais.

No Dia das Crianças, o I Simpósio Internacional por Melhores Medicamentos para Crianças reuniu especialistas para falar sobre o problema dos medicamentos pediátricos no Brasil, a epidemia do uso de metilfenidato e a morbimortalidade associada a eventos adversos a medicamentos em crianças.

Dra. Helena Lutéscia Coelho, da Universidade Federal do Ceará fez questão de enfatizar os destaques brasileiros na área. “O Brasil é referência mundial em relação ao programa de vacinas. Não se morre mais por doenças infecciosas como diarreia e infecção respiratória”. Ela ressaltou ainda que condena a prática de dar vitaminas em gotas. “É um desastre e totalmente desnecessário, já que os excipientes desses produtos são extremamente prejudiciais às crianças”.  Dra. Helena Lutéscia Coelho, da Universidade Federal do CearáDra. Helena Lutéscia Coelho, da Universidade Federal do Ceará

Outro destaque desta manhã, foi o simpósio internacional Medicamentos Biológicos e Biotecnológicos, que contou com a participação das farmacêuticas, dra. Maria Nella Gai Hernandez, do Chile, e a Helgi Jung, do México e o dr. Paulo Lee Ho, da USP.

Ambas as ministrantes estrangeiras abordaram a realidade dos medicamentos biossimilares em seus países. Nos dois locais, a acesso a esse tipo de fármaco ou a outros considerados inovadores ainda é restrito, sendo quase sempre disponibilizado somente mediante ações judiciais devido a alto custo de produção.

Público presente em um dos seminários do XVIII Congresso Farmacêutico de São PauloPúblico presente em um dos seminários do XVIII Congresso Farmacêutico de São PauloO congresso contou ainda com discussões sobre radiofarmácia, genômica na análise forense, quality by design, inteligência emocional e sua influência como fator de sucesso profissional, entre outras.

Paralelamente, ocorrem o Simpósio Ferramentas para atividades clínicas na Farmácia Comunitária, I Fórum de Pesquisa Clínica e Farmácia Clínica, XVIII Encontro Nacional de Farmacêuticos Homeopatas da ABFH, I Fórum de Farmacêuticos de Distribuição e Transportes e IV Seminário de Saúde Pública – cuidado farmacêutico no SUS.

Confira aqui programação completa

 

Monica Neri (Com colaboração de Renata Gonçalez e Thais Noronha)
Assessoria de Comunicação CRF-SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.