Congresso debate novo conceito da farmácia

CRF-SP lançou manual de orientação sobre a lei 13.021/14CRF-SP lançou manual de orientação sobre a lei 13.021/14São Paulo, 11 de outubro de 2015.

A aprovação recente da lei 13.021/14, considerada um marco para a profissão por reconhecer a farmácia como um estabelecimento de saúde, não poderia deixar de ser abordada no maior congresso farmacêutico da América Latina. Em uma mesa que colocou lado a lado farmacêuticos brasileiros, uma experiência internacional e um representante da ABCFarma, os contrapontos foram debatidos e expostos aos participantes.

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP reafirmou que a lei representa um ganho ao farmacêutico e à população, já que entre outros aspectos, o farmacêutico tem autonomia técnica dentro do estabelecimento e ninguém poderá desautorizar suas decisões. “Estamos vivendo um momento de mudanças de paradigma. Para construir um futuro novo, nós farmacêuticos precisamos andar juntamente com o comércio e, principalmente, com a população”.

O coordenador do grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde e mediador da mesa-redonda, dr. Antônio Geraldo dos Santos, afirmou que a era das farmácias de somente entregar medicamentos para a população acabou. “Agora é o momento de prestarmos serviços à população”.

Dr. Renato Tomarozzi, diretor-executivo da ABCFarma, dra. Angelita Cristina de Melo, professora da UFSJ e consultora do CFF, dr. Antônio Geraldo dos Santos, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP e dr. Carlos Maurício Barbosa, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal Dr. Renato Tomarozzi, diretor-executivo da ABCFarma, dra. Angelita Cristina de Melo, professora da UFSJ e consultora do CFF, dr. Antônio Geraldo dos Santos, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP e dr. Carlos Maurício Barbosa, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal

Para facilitar o entendimento da lei que coloca o farmacêutico em outro patamar, o CRF-SP lançou com exclusividade neste Congresso, um Manual de Orientação ao Farmacêutico, que conta com a lei comentada ponto a ponto para que o farmacêutico possa ter em mãos todos os direitos conquistados e exercer seu papel com excelência. A vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, apontou a característica orientativa da fiscalização do CRF-SP. “Nosso objetivo é apoderar o farmacêutico e agregar a valorização da sociedade como profissional de saúde”.

Dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP destacou a fiscalização orientativa Dra. Raquel Rizzi, vice-presidente, destacou a fiscalização orientativa

Também participaram do debate o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, dr. Carlos Maurício Barbosa, dra. Angelita Cristina de Melo, professora da UFSJ e consultora do CFF e o diretor-executivo da ABCFarma, dr. Renato Tomarozzi.

Thais Noronha e Mônica Neri