Programação segue hoje (11) com novidades

Dr. Tarcísio Palhano, assessor do CFF foi um dos ministrantes da mesa-redonda sobre prescrição farmacêuticaDr. Tarcísio Palhano, assessor do CFF foi um dos ministrantes da mesa-redonda sobre prescrição farmacêuticaSão Paulo, 10 de outubro de 2015

Movimento intenso de participantes marcou a tarde do primeiro dia do maior congresso de Farmácia da América Latina, que começou neste sábado (10) e segue até terça-feira (13) no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital.

O XVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo trouxe durante o período da tarde uma programação que incluiu avaliação da atividade assistencial do farmacêutico, oportunidades na atuação do farmacêutico clínico, prescrição farmacêutica, residência farmacêutica, gestão dos serviços farmacêuticos, exames laboratoriais no acompanhamento farmacoterapêutico, dopping genético nos jogos olímpicos e muitos outros.

O destaque internacional ficou por conta da palestra da dra. Christene Jolowsky, CEO da Sociedade Americana de Farmacêuticos, diretora executiva e professora assistente de educação experimental da Universidade de Farmácia de Minnesota, dra. Christene Jolowsky, que ministrou a palestra leading practice into ambulatory care (prática em atendimento ambulatorial).

A norte-americana dra. Christene Jolowsky foi uma das ministrantesA norte-americana dra. Christene Jolowsky foi uma das ministrantes

Outro sucesso de público foi a mesa-redonda Prescrição farmacêutica de medicamentos para doenças crônicas, que contou com a participação da dra. Aline Mourão, dra. Glaucia Cruzes Duarte, dra. Maria Teresa Bombig, dr. José Vanilton de Almeida e dr. Tarcísio José Palhano.

Para o dr. Tarcísio Palhano, assessor técnico do Conselho Federal de Farmácia (mesa-redonda de medicamentos para doenças crônicas): Percebemos a necessidade de mudança de perfil do farmacêutico. Não atrelado ao medicamento, mas à farmácia. É o profissional do paciente, da família. O medicamento é apenas um meio. Tudo isso impõe uma mudança de postura do profissional para contribuir com o uso seguro do medicamento”.

Novidades

Neste domingo (11), o XVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo dobra seu espaço com ações inéditas, como o Espaço Âmbito Farmacêutico, dedicado às discussões específicas de cada área de atuação do farmacêutico. É uma parceria do CRF-SP, por meio de suas Comissões Assessoras, com as principais entidades farmacêuticas do país, e Feira de Oportunidades, que reunirá os parceiros do PAF - Programa de Assistência ao Farmacêutico - com exposição e palestras sobre oportunidades no mercado de trabalho.

Mônica Neri