Aprovado novo produto biológico para o tratamento de diabetes

TrulicityTrulicitySão Paulo, 4 de setembro de 2015

Trulicity

A Anvisa publicou no dia 31 de agosto no Diário Oficial da União (DOU) o registro do medicamento Trulicity, medicamento à base de dulaglutida, que atua como auxiliar à dieta e ao exercício, para melhorar o controle glicêmico em adultos com diabetes mellitus tipo 2 quando o tratamento com metformina (medicamento redutor de glicose) está contraindicado ou é considerado inadequado por intolerância.

A dulaglutida também pode ser utilizada em terapia de associação, juntamente com dieta e exercício, quando não há um controle glicêmico adequado.

Neste caso, pode ser combinada aos seguintes medicamentos redutores de glicose: metformina, metformina e sulfonilureia, metformina e tiazolidinediona e também com insulina prandial, com ou sem metformina.

O medicamento está enquadrado na categoria de produto biológico novo, de acordo com a Resolução-RDC nº 55, de 16 de dezembro de 2010.

Suspensões

Metronidazol 250 mg

A Anvisa suspendeu nesta sexta-feira (4/9) o lote 13L95F do comprimido genérico Metronidazol 250 mg com validade até dezembro de 2015, fabricado por Prati Donaduzzi & Cia Ltda.

De acordo a autarquia o medicamento apresentou resultados insatisfatórios nos ensaios de aspecto e descrição da amostra conforme consta no laudo de análise fiscal de amostra, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz.

Ainda de acordo com o Laudo, o lote citado contém comprimidos com manchas irregulares e pontos de cor preta, com isso, a Anvisa determinou que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado.

A medida está na Resolução 2.479/2015 publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Metformina 850mg

O lote 13L829 do medicamento genérico Cloridrato de Metformina 850 mg, com validade até novembro de 2015, fabricado por Prati Donaduzzi & Cia Ltda, foi suspenso pela Anvisa, conforme medida publicada nesta sexta-feira na na

Resolução 2.480/2015 publicada no Diário Oficial da União.

A Anvisa decidiu suspender o medicamento após resultados insatisfatórios nos ensaios de aspecto e descrição da amostra, conforme consta no Laudo de Análise Fiscal de amostra única 1604.00/2014, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz.

Segundo o Laudo, os comprimidos do lote citado apresentam manchas irregulares e pontos de cor preta, com isso, a Agência determinou que a empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado.

Assessoria de Comunicação CRF-SP (Fonte: Anvisa)