Fernandópolis e S. J. do Rio Preto recebem as primeiras palestras do XV Encontro Paulista de Farmacêuticos

XV Encontro Paulista de FarmacêuticosXV Encontro Paulista de FarmacêuticosXV Encontro Paulista de FarmacêuticosSão Paulo, 14 de agosto de 2015.

As cidades de Fernandópolis, na quarta-feira (12/08), e São José do Rio Preto, na quinta-feira (13/08), foram as primeiras a receber o ciclo de palestras do XV Encontro Paulista de Farmacêuticos, ação realizada anualmente pelo CRF-SP em que a diretoria percorre as 27 cidades do Estado em que o Conselho está presente com o objetivo de debater com farmacêuticos sobre temas de interesse e sobre o futuro da profissão. Em 2015, o tema escolhido foi “Como superar os desafios no dia a dia profissional? O Farmacêutico como promotor da saúde”.

O encontro tem como objetivo debater com os profissionais sobre as conquistas políticas dos últimos dois anos que confirmaram a importância do papel do farmacêutico no sistema de saúde. Também é uma oportunidade para que os profissionais esclareçam suas dúvidas sobre o significado dessas mudanças no seu dia a dia.Farmacêuticos de FernandopolisFarmacêuticos de FernandopolisFarmacêuticos de Fernandopolis

“Apesar de muitos ainda não perceberem, houve muitos avanços na legislação. O farmacêutico está ganhando importância, mas precisa saber usar a nova legislação ao seu favor, para se valorizar e ocupar o seu espaço”, comentou o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, ao abrir sua palestra em Fernandópolis. “A preocupação do Conselho é fazer a profissão avançar. Para isso, a gente precisa ouvir o farmacêutico, saber quais são as dúvidas e entender o que a gente pode fazer para melhorar a situação da profissão como um todo”, disse Menegasso para os farmacêuticos de São José do Rio Preto.

Fernandópolis

Mesa de debates em FernandópolisMesa de debates em FernandópolisMesa de debates em FernandópolisNo XV Encontro Paulista de Farmacêuticos a diretoria apresentou o cenário atual da profissão e suas ideias para melhorar a atuação dos farmacêuticos, mas, acima de tudo, abriu um espaço democrático para ouvir, discutir e, o mais importante, construir consensos. Em Fernandópolis, cerca de 35 participantes entre farmacêuticos e estudantes puderam interagir com os representantes do CRF-SP mostrando o seu ponto de vista, críticas e buscando respostas para suas dúvidas.

A dra. Thais Campos, por exemplo, apresentou suas dúvidas sobre a insalubridade para farmacêuticos. Dr. Antônio Geraldo, conselheiro do CRF-SP, que também participou da mesa de debates, esclareceu que a insalubridade depende da atividade que o farmacêutico vai desempenhar e da classificação do Ministério do Trabalho. “Hoje o farmacêutico tem várias classificações no Código Brasileiro de Ocupação. O profissional que trabalha, por exemplo, em oncologia já está dentro da insalubridade e vai receber o adicional”.

Dra. Thais Campos e Giovana RochaDra. Thais Campos e Giovana RochaDra. Thais Campos e Giovana Rocha

Para a dra. Denise Rodrigues, dona de um laboratório de análises clínicas, “o CRF-SP faz a sua parte, mas o profissional tem que fazer a dele para fazer a diferença”, opinou. Já a estudante do segundo semestre de farmácia, Giovana Rocha, perguntou sobre a legalidade da propaganda para medicamentos. Dr. Pedro respondeu que o modelo comercial de venda de medicamentos tem objetivo de lucrar mais do que esclarecer, mas que hoje já existe legislação para regulamentar esse tipo de comunicação e esclareceu ainda que o farmacêutico tem oportunidade de prestar uma assistência farmacêutica para orientar o público para que ele não seja seduzido pela propaganda.

A dra. Lessy Mara Giacomini e o dr. Adilson Luiz Helena, diretora e vice da seccional de Fernandópolis, também participaram da mesa de debates.

São José do Rio Preto

mesa de debates de S J do Rio Pretomesa de debates de S J do Rio Pretomesa de debates de S J do Rio PretoCerca de 65 pessoas entre farmacêuticos e estudantes lotaram o plenário da seccional de São José do Rio Preto. Momento especial antes dos debates foi a homenagem prestada à dra. Maria Luiza Rodrigues, que recebeu flores do dr. Pedro Menegasso e os parabéns da diretoria do CRF-SP pela conquista da Comenda do Mérito Farmacêutico em virtude do trabalho destacado realizado em sua região.

Durante os debates, que foram mediados pelo diretor da seccional de São José do Rio Preto, dr. Anderson José de Almeida, houve muitos questionamentos sobre o tema prescrição farmacêutica, a exemplo do dr. Cássio Bartelli, dr. José Luís Franceschini e dr. Manoel Agusto Lima. O presidente do CRF-SP disse que a prescrição é a oportunidade que o farmacêutico tem para mostrar sua importância e o quanto pode contribuir com a saúde da população.Dra. Maria Luiza Rodrigues recebe homenagemDra. Maria Luiza Rodrigues recebe homenagemDra. Maria Luiza Rodrigues recebe homenagem

A dra. Ana Silvia Lopes questionou os representantes do CRF-SP sobre a legalidade da atuação dos técnicos de farmácia. O dr. Pedro afirmou que é preciso ter muito cuidado com essa questão porque a lei 5991/73, na época em que foi criada, trouxe no texto a palavra técnico e isso levou um longo período de lutas para assegurar o âmbito de atuação do farmacêutico.

Dr. Manoel Agusto Lima e dra. Ana Silvia Lopes Dr. Manoel Agusto Lima e dra. Ana Silvia Lopes Dr. Manoel Agusto Lima e dra. Ana Silvia Lopes

O XV Encontro Paulista de Farmacêuticos prosegue na próxima semana (18/08), em Araraquara. Participe você também. Confira a programação completa em: http://ow.ly/QOXiD

Carlos Nascimento