Anvisa suspende a comercialização de fitoterápicos e anti-helmíntico

DISSOLSão Paulo, 13 de agosto de 2015

Slim Patch

A Anvisa determinou a suspensão da distribuição, comercialização e uso do Slim Patch, fabricado pela empresa Stekplast Indústria e Comércio de Plásticos Ltda. O produto não tem registro na agência.

O Slim Patch, que era comercializado no endereço eletrônico www.stekimparts.com.br, também teve sua publicidade suspensa. A proibição abrange a divulgação de qualquer alegação terapêutica do produto.

A medida está na Resolução 2.268/2015 publicada nesta quinta-feira (13/8) no Diário Oficial da União (DOU).

Fitoterápicos

A Anvisa suspendeu a distribuição, a divulgação, a comercialização e o uso de todos os lotes dos medicamentos fitoterápicos (confira a lista de produtos aqui) fabricados a partir de 24 de junho de 2011 pela empresa Laboratório Belém Jardim Indústria e Comércio Ltda.

A medida foi tomada após dados do Relatório de Inspeção Sanitária da Diretoria de Vigilância em Medicamentos e Congêneres de Minas Gerais revelar a existência de riscos para a saúde da população no uso dos produtos. Isso porque os medicamentos eram fabricados sem seguir as Boas Práticas de Fabricação.

A Anvisa determinou que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado.

A medida está na Resolução 2.269/2015 publicada nesta quinta-feira (13/8) no Diário Oficial da União (DOU).

Mentelmin

A Anvisa determinou a suspensão da distribuição, comercialização e uso do medicamento Mentelmin (mebendazol), 20 mg/ml, fabricado pela empresa Theodoro F. Sobral Ltda.

Em junho de 2013, a Anvisa já havia cancelado o registro da apresentação, a pedido do fabricante. Além disso, o laudo de análise fiscal, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, revelou resultado insatisfatório no ensaio de aspecto do lote 140916.

Com a decisão, a empresa deverá promover o recolhimento do estoque existente no mercado.

A medida está na Resolução 2.267/2015 publicada quarta-feira (12/8) no Diário Oficial da União (DOU).

Vasopril

A Anvisa determinou a suspensão da distribuição, comercialização e uso do produto Vasopril, 5mg e 10mg, fabricado pela empresa Biollab Sanus Farmacêuticas Ltda.

A formulação de 5 mg teve o registro cancelado em setembro de 2013. Já a de 10 mg foi cancelada em outubro daquele mesmo ano. Apesar disso, os medicamentos continuaram sendo comercializados.

De acordo com a decisão da Anvisa, o laboratório deverá promover o recolhimento do estoque existente no mercado.

A medida está na Resolução 2.266/2015 publicada quarta-feira (12/8) no Diário Oficial da União (DOU).

Teknimed

A Anvisa suspendeu a importação de todos os produtos para saúde fabricados pela empresa francesa Teknimed S.A.S.

Inspeção realizada pela Agência entre os dias 27 e 30 de abril, identificou diversas irregularidades relacionadas às Boas Práticas de Fabricação.

A medida está na Resolução 2.265/2015 publicada nesta quarta-feira (12/8) no Diário Oficial da União (DOU).