Leia o artigo do dr. Filipe O. Tobias da Silva sobre sua experiência na implantação da atenção farmacêutica

 

Dr. Filipe O. Tobias da Silva Dr. Filipe O. Tobias da SilvaSão Paulo, 11 de agosto de 2015.

A implantação do serviço de atenção farmacêutica em uma farmácia comunitária de Santos é algo inovador e de extrema importância. Mudar um paradigma é um desafio, mas apresentar uma farmácia que não tenha o intuito de ser somente um comércio, e sim um estabelecimento de saúde, é o objetivo principal desta pesquisa.

O público estudado foi pacientes diabéticos do tipo II, dos quais tiveram a oportunidade de usufruir dos serviços de atenção farmacêutica usando a metodologia DADER, adaptada para que se estabeleça uma adesão ao tratamento e atenuar as complicações da doença. Nesta farmácia, foi montada toda uma estrutura, segundo a legislação vigente RDC 44, de 17 de agosto de 2009, que estabelece todas as regras referentes ao serviço de aferição de glicemia e atenção farmacêutica, e da lei 13.021, de 8 de agosto de 2014, que estabelece a farmácia com estabelecimento de saúde e o farmacêutico sendo o único profissional habilitado.

Ao entrar na farmácia, foi realizada a oferta do serviço de atenção farmacêutica ao paciente que procura o serviço de aferição de glicemia, sendo realizada e registrada a sua primeira entrevista, fase de estudo de todas as informações colhidas e as intervenções farmacêuticas, a visar o uso racional do medicamento e a adesão ao tratamento. Conclui-se que no período de estudo, 68,63% dos pacientes que aderiram ao serviço e participaram da primeira entrevista retornaram para futuras entrevistas, acatando todas as intervenções realizadas pelo farmacêutico e causando um impacto positivo para atenuar a progressão da doença.

Clique aqui e leia o artigo na íntegra

 

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.