Fórum de Conselhos discute testes de progressão

Fórum de Conselhos discute testes de progressão durante formação de profissionaisSão Paulo, 10 de março de 2015.

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), presidida pelo deputado estadual Carlos Neder (PT), realizou na terça-feira (10/03) audiência pública com o apoio do Fórum dos Conselhos e Atividades Fins da Saúde (FCAFS), reunindo representantes de 13 conselhos da área da saúde, entre eles o CRF-SP, parlamentares, Ministério da Saúde e profissionais com o objetivo de debater e avaliar a possibilidade da implantação dos testes de progressão a cada dois anos nos cursos de saúde, à semelhança do modelo implementado nos cursos de medicina.

Durante discurso de abertura, a representante do Fórum de Conselhos, Maria Lúcia Varellis (Conselho Regional de Odontologia) disse em nome de todos os conselhos de saúde que, assim como as diretrizes curriculares da medicina foram revisadas e estabelecidas, também acredita que esse caminho está muito próximo dos demais cursos de saúde.

“Esperamos que ao final dessa audiência pública saiamos com uma nova proposta de trabalho que avance cada vez mais para a valorização dos profissionais de saúde no Estado de São Paulo e em todo o Brasil e pela salvaguarda da saúde pública de nosso país”, completou Maria Lúcia Varellis.

“O evento de hoje foi o início de um aprofundamento sobre a discussão. A vantagem do avaliação durante o processo de formação é que, uma vez levantado os dados do desempenho dos alunos, é possível reverter e corrigir as deficiências do curso. Isso é positivo desde que o diagnóstico seja feito rapidamente e que a instituição de ensino tenha potencial para estabelecer mudanças”, avaliou a profª Marise Stevanato, coordenadora da comissão assessora de educação do CRF-SP.

O diretor do departamento de gestão da educação na saúde do Ministério da Saúde, dr Alexandre Medeiros apoiou o debate e afirmou que o governo federal dará apoio à determinações do Fórum. “A gente não quer forçar nenhuma discussão sobre diretrizes curriculares que não passe pelas próprias categorias profissionais. Quem quiser fazer a avaliação das diretrizes curriculares, nós apoiamos”, afirmou o representante do Ministério da Saúde.

O Fórum dos Conselhos e Atividades Fins da Saúde (FCAFS), reúne os Conselhos de Farmácia (CRF-SP), Odontologia (CRO-SP), Medicina (Cremesp), Biologia (CRBio-1), Biomedicina (CRBM-1), Educação Física (CREF4-SP), Enfermagem (Coren-SP), Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-3), Fonoaudiologia (CRFa-2), Medicina Veterinária (CRMV-SP), Nutricionista (CRN-3), Psicologia (CRP-SP) e Serviço Social (CRESS-SP).

O CRF-SP foi representado na audiência pelo seu presidente, dr. Pedro Menegasso, pela coordenadora e vice-coordenadora da comissão assessora de educação, profª Marise Stevanato, e profª Danyelle Marini, e da dra. Lígia Rosa, representante do CRF-SP no Fórum. A classe farmacêutica também foi representada pela dra. Sonja Macedo, vice-presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Atuantes em Logística (Anfarlog).

Carlos Nascimento

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS