XIV Encontro Paulista de Farmacêuticos começa com debate produtivo na Seccional de Osasco

 

Dra. Márcia Tiemi, dra. Raquel Rizzi, dr. Pedro Menegasso e dra. Priscila DejusteDra. Márcia Tiemi, dra. Raquel Rizzi, dr. Pedro Menegasso e dra. Priscila DejusteDra. Márcia Tiemi, dra. Raquel Rizzi, dr. Pedro Menegasso e dra. Priscila DejusteOsasco, 10 de setembro de 2014.

As principais mudanças da profissão e os mais importantes marcos regulatórios do setor farmacêutico no Brasil deram o tom da primeira etapa do XIV Encontro Paulista de Farmacêuticos, iniciado na noite de ontem, dia 9, na Seccional de Osasco, com a palestra “Perspectivas para a profissão: Realidade e Projeção com a nova legislação: Lei 13.021/14; Resoluções CFF 585 e 586” ministrada pelo presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso.

O ciclo de palestras, cuja programação passará por todas as seccionais até 24 de outubro, tem por objetivo comemorar o Dia Internacional do Farmacêutico (25 de setembro) debatendo, juntamente com os farmacêuticos de cada região do Estado, o que muda na prática com a publicação da Lei 13.021/14 e as Resoluções do CFF nº 585 e 586, que regulamentam as atribuições clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica.

Ontem, na Seccional de Osasco, dr. Pedro expôs de forma analítica os avanços que marcos regulatórios como a RDC 44/09, as Resoluções do CFF 585 e 586/13 e até recente lei 13.021/14 proporcionaram à profissão farmacêutica, sem, no entanto, deixar de mencionar as oportunidades que ainda são pouco exploradas pelos profissionais.

 

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SPDr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SPDr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP

“Os assuntos que abordamos neste ciclo de palestras passam pelas principais mudanças ocorridas na farmácia brasileira nos últimos 20 anos, por isso, é fundamental que todo profissional venha debater conosco nossa realidade atual", afirmou o presidente do CRF-SP. “A RDC 44/09 descreveu, pela primeira vez, os serviços farmacêuticos e o conceito de atenção farmacêutica; já a 13.021/14 define o conceito de estabelecimento e define de forma inédita a assistência farmacêutica na forma de lei. É o momento de mudarmos a lógica do mercado, que é só vender, vender”.

Para a diretora regional da Seccional de Osasco, dra. Márcia Tiemi Anzai, os temas abordados no evento são de extrema importância para todos os profissionais. “Não importa a área de atuação, o trabalho de todo farmacêutico é influenciado a partir do momento que as atribuições dele são descritas pela legislação e que hoje a diretoria do CRF-SP traz à discussão neste evento”. O evento em Osasco contou com a participação da vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, e da secretária-geral, dra. Priscila Dejuste.

Na avaliação do farmacêutico dr. Leandro Cosmo Azarias, a escolha do tema foi oportuna para o momento que a profissão vive. “Não é somente a legislação que deve mudar; o que tem de mudar é a cultura do farmacêutico. Com a reflexão que fizemos hoje, nossa obrigação é multiplicarmos o que está sendo debatido aqui e lutar pela valorização que tanto desejamos”.

 

Dra. Márcia Tiemi e dr. Leandro CosmoDra. Márcia Tiemi e dr. Leandro CosmoDra. Márcia Tiemi e dr. Leandro Cosmo

 

Clique aqui e confira a programação em todas as seccionais

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.