Estudantes de Farmácia vivenciam Plenária Ética Simulada com presença do CRF-SP

Estudantes de Farmácia vivenciam Plenária Ética Simulada com presença do CRF-SPCampinas, 16 de junho de 2014

Um caso grave para ser julgado: dispensação errada de norfluoxetina no lugar de levofloxacina que levou ao óbito um idoso por agravamento de pneumonia. O julgamento lúdico do suposto caso foi vivenciado na última sexta-feira, dia 13, pelos alunos do 9º semestre de Farmácia da Universidade São Francisco (USF), de Campinas (SP). Intitulada Plenária Ética Simulada, a atividade prática foi acompanhada pela diretoria do CRF-SP e pelos professores e diretores da universidade, além dos alunos de outras turmas.

Os acadêmicos fizerem o papel dos conselheiros e diretores do Conselho Regional de Farmácia. Após a sentença decidida: suspensão da atividade profissional por três meses, o debate acerca do Código de Ética e demais legislações pertinentes a deontologia farmacêutica entrou em cena.

Para o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, esse exercício proporciona vivenciar na pele um assunto tão essencial, como é a ética. “Não adianta querer formar um farmacêutico somente com conteúdo técnico, sem acender nele a preocupação da postura séria com o cuidado da saúde das pessoas”, afirmou.Dr. Pedro Menegasso e dr. Marcos MachadoDr. Pedro Menegasso e dr. Marcos MachadoDr. Pedro Menegasso e dr. Marcos Machado

O diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Marcos Machado, afirmou que a inovação do formato é muito interessante para acrescentar conhecimento aos alunos. “Nunca tinha visto uma aula prática dessa forma. Os alunos que vivenciaram essa experiência não vão esquecer mais o que se debateu e a deontologia é justamente o que visa preparar o aluno para conhecer as leis e o Código de Ética”, disse.

Um dos idealizadores do projeto, dr. Rodinei Veloso, professor da USF e conselheiro do CRF-SP frisou a intenção de direcionar o projeto para o estudo prático de deontologia. “Além de envolver Código de Ética, a plenária envolve o estudo de muitas das legislações pertinentes. Isso faz com que o aluno visualize como é a aplicabilidade do conteúdo teórico”.

A coordenadora do curso de Farmácia da USF, professora Michelle Carneiro Parise, a diretora da Campus Campinas da USF, Professora Luciana S. Parada, e a diretora do Campus Bragança Paulista da Instituição, professora Márcia Aparecida Antônio, ressaltaram a preocupação da formação da universidade em desenvolver a consciência do papel ético nos alunos. “O fato de o estudante vivenciar a situação na prática o motiva a entender as questões de ética muito mais do que em uma aula teórica”, disse a professora Parise.

Dr. Rodinei Veloso, dra. Luciana Parada e dra. Michelle Carneiro PariseDr. Rodinei Veloso, dra. Luciana Parada e dra. Michelle Carneiro PariseDr. Rodinei Veloso, dra. Luciana Parada e dra. Michelle Carneiro Parise

Já para os acadêmicos, o resultado do projeto não poderia ser melhor. Interpretando a presidência do Conselho Regional de Farmácia, a aluna Givanil Garrido, disse que, quando integrado e lúdico, esses trabalhos se transformam em diferenciais para o mercado. “O projeto só veio a agregar valor para o profissional que está saindo da faculdade e é mais um diferencial para o futuro”. Para o acadêmico Louis Lipe, o processo possibilitou bastante aprendizado de ética. “O conhecimento de leis é essencial para o farmacêutico”, afirmou.

A Plenária Ética Simulada também aconteceu no Campus de Bragança Paulista da USF, no último dia 11, e contou com a presença do presidente do CRF-SP, dr. Menegasso.

2014 06 16 plenaria simulada publicoestudantes2014 06 16 plenaria simulada publicoestudantes

Monica Neri