Diretoria do CRF-SP marca presença em evento do setor magistral

Diretoria do CRF-SP marca presença em evento do setor magistralDiretoria do CRF-SP marca presença em evento do setor magistralSão Paulo, 7 de junho de 2014.

Em seu segundo dia, o 9º Congresso Internacional de Farmácia e Cosméticos da Consulfarma, que ocorre no Anhembi, na zona norte de São Paulo, recebeu palestras, cursos e exposições sobre os mais variados temas do setor magistral. O evento é considerado o maior de sua área e conta com apoio institucional do CRF-SP, que está presente com um estande, cursos gratuitos e mesa-redonda.

Presentes no evento, a diretoria do CRF-SP recebeu os farmacêuticos expositores, congressistas e visitantes em espaço montado pela entidade: a Praça CRF-SP. De acordo com o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, o Conselho é a casa do farmacêutico e o intuito do estande é marcar essa proximidade. “A proposta é amigável para que os visitantes cheguem e tirem as dúvidas. O segmento magistral tem uma série de problemas, principalmente porque envolve um excesso de regulamentação, mas o CRF-SP tem buscado soluções inteligentes e racionais para que o segmento continue sua expansão”, afirmou.

Dr. Sérgio Panizza, dr. Pedro Menegasso e dra. Cláudia MontanariDr. Sérgio Panizza, dr. Pedro Menegasso e dra. Cláudia MontanariDr. Sérgio Panizza, dr. Pedro Menegasso e dra. Cláudia Montanari Diretoria do CRF-SP marca presença em evento do setor magistralDiretoria do CRF-SP marca presença em evento do setor magistralDiretoria do CRF-SP marca presença em evento do setor magistral

A vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, ressaltou a proximidade do farmacêutico magistral com a população. “Muito da essência do farmacêutico está na manipulação. E acredito que a manipulação guarda grande parte do futuro da farmácia, que é a produção do medicamento individualizada para o paciente em uma situação especial”, alertou.

Dra. Priscila Dejuste, secretária-geral do CRF-SP, afirmou que o setor magistral é muito importante para a valorização do farmacêutico. “É um setor que passou por grandes mudanças e vem se fortalecendo. Discutir essas questões é essencial para o avanço da profissão”, disse.

Curso

Dando sequência a capacitações oferecidas pelo CRF-SP, dr. Sandro Jorge Januário ministrou o curso “Interferência de medicamentos em exames laboratoriais”, na Sala do Farmacêutico, (Sala F, Rua I). Para o dr. Januário, a atenção farmacêutica é essencial para que não haja um falso diagnóstico nos exames laboratoriais. "É papel do farmacêutico saber que determinados medicamentos podem influenciar nos resultados e orientar corretamente os pacientes".

Amanhã, sábado, dia 7, a capacitação abordará ‘Infrações sanitárias na área magistral: o que saber?’ e será ministrada pelo dr. Israel Murakami, das 14h às 18h na Sala do Farmacêutico.

Mesa-redonda

Também no sábado, o presidente do CRF-SP participa da mesa-redonda ‘Farmacêutico do Futuro’. O presidente abordará aspectos relacionados às novas práticas farmacêuticas, com a preocupação no bem-estar do paciente, no qual o profissional possui forte atuação clínica, cercada por conhecimentos, atitudes e habilidades que lhe permitam integrar-se à equipe de saúde e interagir com mais qualidade com o paciente e a população. Também estarão presentes no debate o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), dr. Walter da Silva Jorge João, o presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), dr. Ademir Valério da Silva, o presidente da Consulfarma, dr. Maurício Gaspari Pupo, e o diretor IPUPO pós-graduações, dr. Lucas Portilho. O evento será das 12h às 14h, na sala Ecco Nutricion.

Mônica Neri