CRF-SP oferece cursos, estande e mesa-redonda em Congresso Internacional

CRF-SP oferece cursos, estande e mesa-redonda em Congresso InternacionalCRF-SP oferece cursos, estande e mesa-redonda em Congresso Internacional

São Paulo, 4 de junho de 2014

Durante o 9º Congresso Internacional de Farmácia e Cosméticos da Consulfarma, que será realizado entre os dias 5 e 7 de junho no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) oferecerá cursos gratuitos e participará de uma mesa-redonda para debater acerca dos rumos da profissão farmacêutica. Os cursos vão ocorrer todos os dias das 14h às 18h, na Sala do Farmacêutico (rua I, sala F).

Nesta quinta-feira, dia 5, o curso será sobre os aspectos práticos na farmácia magistral com o tema ‘Atenção farmacêutica na Síndrome Metabólica’ ministrado pelo dr. José Vanilton de Almeida. Já na sexta-feira, dia 6, o curso abordará a interferência de medicamentos em exames laboratoriais ministrado dr. Sandro Jorge Januário. Já no sábado, dia 7, o curso abordará ‘Infrações sanitárias na área magistral: o que saber?’, ministrado por dr. Israel Murakami.

Quem passar pelo estande do CRF-SP receberá materiais técnicos, folders orientativos e terá as dúvidas esclarecidas pelos farmacêuticos. O congresso é direcionado à atualização profissional do farmacêutico e conta com uma ampla área para a exposição de estandes de entidades ligadas à indústria, empresas do setor magistral, análises clínicas, cosméticos e entidades, como o CRF-SP.

O evento, considerado o maior do setor, reúne na capital os mais conceituados profissionais do segmento farmacêutico e de cosméticos nacional e internacional.

Mesa-redonda

Como será o farmacêutico do futuro? Quais as características essenciais que deverá ter e quais tendências encontrará? Para debater o que está por vir na profissão, o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), dr. Pedro Menegasso, participa, no sábado, dia 7, da mesa-redonda “O Farmacêutico do Futuro - Descubra os novos rumos da profissão farmacêutica”. O evento será das 12h às 14h, na sala Ecco Nutricion.

Também estarão presentes na discussão o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), dr. Walter da Silva Jorge João, o presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), dr. Ademir Valério da Silva, o presidente da Consulfarma, Maurício Gaspari Pupo, e o diretor IPUPO pós-graduações, dr. Lucas Portilho. Para garantir vaga, basta que o participante chegue ao local com 15 minutos de antecedência.

No debate, dr. Menegasso vai ressaltar o novo contexto da prática farmacêutica, com a preocupação no bem-estar do paciente, assumindo uma atuação clínica, cercada por conhecimentos, atitudes e habilidades que lhe permitam integrar-se à equipe de saúde e interagir com mais qualidade com o paciente e a comunidade.

A prescrição farmacêutica, atividade regulamentada no final de 2013 (Resolução CFF nº 586/13) também aponta um novo perfil para o farmacêutico que deverá orientar suas ações de maneira ética, observando o benefício e o interesse do paciente, mantendo autonomia profissional e científica em relação às empresas, instituições e pessoas físicas que tenham interesse comercial ou possam obter vantagens com a prescrição farmacêutica.

No debate, também será ressaltado as novas tecnologias que auxiliarão o farmacêutico que passará boa parte do seu tempo em atividades clínicas. Entre as inovações que facilitarão a prática farmacêutica estão a organização dos estabelecimentos de maneira a otimizar o processo de dispensação. O objetivo é a maior organização e facilidade de visualização dos medicamentos, redução dos erros relacionados à troca de medicamentos, economia de espaço e economia de tempo dos profissionais. A individualização das doses (por encartes ou dispensador eletrônico) também será debatido pelo presidente durante o curso.