'Farmacêutico na Praça' movimentou oito municípios

 

2014 04 24 farma-na-praça

São Paulo, 28 de abril de 2014

O CRF-SP realizou no final de semana mais de 2.700 atendimentos na ação “Farmacêutico na Praça” em Itapevi (SP), Ribeirão Pires (região do ABC paulista), Votorantim (SP), Araraquara (SP), Adamantina(SP), Ribeirão Preto (SP) e em São Paulo. no Jardim Nordeste, na zona leste da capital, para comemorar o Dia Mundial de Combate à Hipertensão. Em Bauru (SP) a ação foi domingo, dia 27. 

A campanha ofereceu gratuitamente à população serviços como orientação farmacêutica sobre medicamentos, aferição de pressão arterial (hipertensão), teste de glicemia capilar (diabetes), todos realizados por farmacêuticos voluntários.

 

Ação em Adamantina e Zona Leste: 500 atendimentosAção em Adamantina e Zona Leste: 500 atendimentosAção em Adamantina e Zona Leste: 500 atendimentos

 

A ação “Farmacêutico na Praça” procura despertar na população a importância do uso correto e seguro de medicamentos e da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial, além de alertar que o farmacêutico é um profissional de saúde acessível, que pode ajudar nesse controle e na melhoria da qualidade de vida do paciente.

 

Em Bauru e Araraquara, foram mais de 1,1 mil atendimentosEm Bauru e Araraquara, foram mais de 1,1 mil atendimentosEm Bauru e Araraquara, foram mais de 1,1 mil atendimentos

 

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Eduardo Menegasso, afirma que a mobilização mostra que farmácia é saúde, uma forma de informar a população sobre o papel da profissão e os diretos que as pessoas têm como ser atendidas por um farmacêutico, que vai receber a orientação correta e evitar o consumo errado de medicamento.

“É um direito da população ser atendida por um farmacêutico, que é um profissional de nível superior. Ao chegar à farmácia e comprar um medicamento por conta própria, a pessoa está assumindo o risco para a saúde. Por isso, procure sempre o farmacêutico”, reforça dr. Menegasso.

 

Farmacêuticos realizaram cerca de 600 atendimentos nas cidades de Itapevi e Ribeirão PiresFarmacêuticos realizaram cerca de 600 atendimentos nas cidades de Itapevi e Ribeirão PiresFarmacêuticos realizaram cerca de 600 atendimentos nas cidades de Itapevi e Ribeirão Pires

 

Quem passou por um dos oito locais recebeu orientação farmacêutica sobre a diferença entre medicamentos genéricos, similares e de referência, orientação sobre os perigos do automedicação, forma correta de conservação de medicamentos, tipos de interações medicamentosas.

A população também esclareceu todas as suas dúvidas sobre medicamentos, entrer as quais como utilizar (com água, em jejum ou durante as refeições), como guardar, como descartar, interações com outros medicamentos e/ou com alimentos, entre outras.

 

Votorantim e Ribeirão Preto: mais de 400 orientações no Dia Mundial de Combate à Hipertensão ArterialVotorantim e Ribeirão Preto: mais de 400 orientações no Dia Mundial de Combate à Hipertensão ArterialVotorantim e Ribeirão Preto: mais de 400 orientações no Dia Mundial de Combate à Hipertensão Arterial

 

17ª edição

A diretora regional da Seccional Leste do CRF-SP, dra. Alessandra Brognara, ressaltou a importância da ação que, somente na Zona Leste da capital, já se encontra em sua décima sétima edição e agradeceu aos voluntários. "Quero agradecer a dedicação e o carinho dos voluntários e funcionárias da Seccional Leste no Farmacêutico na Praça, é um trabalho muito importante para a população, mas também para destacar o papel do farmacêutico.” A ação na Zona Leste realizou 380 atendimentos e contou com a participação de sete acadêmicos de Farmácia e sete farmacêuticos.

A ação “Farmacêutico na Praça” acontecerá em diversas cidades ao longo do ano. Entre em contato com a Seccional mais próxima. 

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.