Protesto em Pindamonhangaba “Farmácia não é comércio. Saúde não tem preço”

Manifestação em Pindamohangaba às 18h30Manifestação em Pindamohangaba às 18h30São Paulo, 7 de abril de 2014

Em virtude da proximidade da votação na Câmara dos Deputados do substitutivo ao PL 4385/94, do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), os farmacêuticos, estudantes e munícipes de Pindamonhangaba, interior de São Paulo e região, fizeram uma manifestação pacífica, na manhã desta segunda-feira, 7/04, em apoio à aprovação do projeto que assegura a presença do farmacêutico nas farmácias e drogarias, transformando definitivamente a farmácia em um estabelecimento de saúde.

À noite das 18h30 às 21h os manifestantes irão sair novamente em carreata da Estrada Radialista Percy Lacerda (próximo ao Km 99 da Rodovia Presidente Dutra)e entoar o grito “Farmácia não é comércio. Sua saúde não tem preço”. A iniciativa é louvável e uma forma de externar a preocupação de todos com a saúde pública, afinal medicamento não é uma mercadoria e nem a farmácia um estabelecimento estritamente comercial. A população tem o direito de ser assistida por um farmacêutico.

Um dos organizadores da passeata, o farmacêutico Matheus Coêlho destacou que assim como as equipes de saúde em hospitais, que permaneçam os farmacêuticos nas drogarias, a favor da população, a favor da saúde, zelando pela recuperação segura da saúde do paciente. “Medicamento também mata, mas não é preciso aumentar a incidência de PRMs (Problemas relacionados aos medicamentos) para que as autoridades acordem para esta triste realidade! Não ao comércio desenfreado, não a empurroterapia! E sim ao farmacêutico na drogaria - um estabelecimento de saúde pública”.2014 04 09 mobilizacao pinda2014 04 09 mobilizacao pinda

Ele parabeniza a todos que aderiram à manifestação na parte da manhã. “Um exemplo de consciência, mobilização e visão de mundo. Dizer não ao comodismo é para poucos no Brasil, mas os que estiveram presentes sabem que fizeram a diferença. É de pessoa assim que precisamos para mudar o mundo”, diz Matheus Coelho.

Todos estão convidados para a manifestação que começa às 18h30 e nesse momento, o CRF-SP conclama os farmacêuticos a também mobilizarem-se em suas cidades, afinal a categoria como um todo pode estar ameaçada. Além de atos como esses de manifestação nas ruas, é fundamental enviar e-mails aos deputados federais solicitando a aprovação do projeto e principalmente mostrando os benefícios de assegurar o farmacêutico na farmácia e drogaria.

Trajeto: Estrada Radialista Percy Lacerda (próximo ao Km 99 da Rodovia Presidente Dutra) até a concessionária Dokar e de lá para a Praça Monsenhor Marcondes, onde os manifestantes estarão concentrados até o final do protesto.

Thais Noronha