São Paulo, 17 de dezembro de 2010.
Os fascículos Farmácia Estabelecimento de Saúde, desenvolvidos pelo CRF-SP, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), destacam-se como as publicações mais acessadas no site da organização. Divididos em cinco exemplares, os fascículos oferecem informações sobre diversos assuntos da área farmacêutica.
Ao criar as cartilhas, o CRF-SP tem como objetivo disponibilizar aos farmacêuticos atuantes em farmácias e drogarias, manuais de consultas de fácil manuseio e acesso, destacando a importância desses estabelecimentos de saúde como referência em orientação e assistência à população e não como um simples comércio.
Fascículo I – A primeira publicação destaca a forma de atuação de farmácias e drogarias como estabelecimentos de saúde, bem como o incentivo de ações transformadoras que contribuem para valorização do farmacêutico, o uso racional de medicamentos e melhoria da saúde pública;
Fascículo II – A edição esclarece a definição e legislação de medicamentos isentos de prescrição (MIP), apresentando exemplos práticos da utilização dos mesmos, além de disponibilizar nove manuais para dispensação de MIPs, desenvolvidos a partir das doenças ou sintomas mais comuns no país.
Fascículo III – O manual sobre Serviços Farmacêuticos está dividido em duas partes. A primeira mostra a situação em que se encontra a atenção farmacêutica em alguns países, a segunda parte apresenta e esclarece os serviços farmacêuticos regulamentados pela RDC 44/2009, da Anvisa;
Fascículo IV – Esta publicação é dedicada à Hipertensão Arterial Sistêmica e todos os aspectos que, de alguma forma, relacionam-se à doença, uma vez que 24,4% dos brasileiros são acometidos de tal enfermidade. Manejo do paciente, fatores de risco, prevenção, interações, forma correta e precisa de se aferir a pressão, ações educativas e muitos outros assuntos são abordados no fascículo.
Fascículo V – A trajetória histórica da atenção farmacêutica no mundo e no Brasil é destaque no mais recente exemplar. Para isso, são abordados conceitos, aspectos regulatórios e qualidade dos serviços farmacêuticos. O objetivo é fornecer ferramentas que possibilitem ao profissional melhorar suas habilidades e atitudes na integração com o paciente e a comunidade.
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Juliana Reis
Assessoria de Comunicação - CRF-SP