O papel do farmacêutico no cuidado com a insônia é tema de curso promovido em parceria com a Apsen Farmacêutica

 

Treinamento foi realizado na sede do CRF-SP, na capital, e abordou o papel do farmacêutico na orientação voltada a pessoas que têm distúrbios do sonoTreinamento foi realizado na sede do CRF-SP, na capital, e abordou o papel do farmacêutico na orientação voltada a pessoas que têm distúrbios do sono

São Paulo, 4 de novembro de 2025.

A saúde do sono foi novamente tema de uma capacitação promovida pelo CRF-SP em parceria com a Apsen Farmacêutica na segunda-feira (3), na sede do Conselho, na capital. Com auditório lotado, o curso teve o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre a insônia e seus impactos na saúde das pessoas, bem como o papel do farmacêutico na orientação voltada a pessoas que têm distúrbios do sono.

A apresentação ficou a cargo do médico e gerente médico de Sistema Nervoso Central da Apsen Farmacêutica, Dr. Williams Santos Ramos, com participação do gerente de Treinamento, Marcelo Amador.

Dr. Williams Santos Ramos é médico e gerente médico de Sistema Nervoso Central da Apsen FarmacêuticaDr. Williams Santos Ramos é médico e gerente médico de Sistema Nervoso Central da Apsen Farmacêutica

Ambos já ministraram o tema em outros eventos realizados em parceria com o CRF-SP e reforçaram a relevância do sono na manutenção da qualidade de vida das pessoas, bem como a importância de os profissionais da saúde estarem capacitados sobre os recursos terapêuticos disponíveis para o tratamento da insônia.

“São muitos os riscos associados à privação do sono. Questões de obesidade, depressão, doenças cardíacas, entre outras, e cada vez mais temos estudos que apontam comprometimentos cognitivos como falhas de memória, de atenção e concentração, que são exemplos de falhas em nossa saúde mental por causa da insônia”, afirmou o médico.

Outro ponto destacado na apresentação foram as moléculas desenvolvidas para o tratamento farmacológico da insônia, quando essa possibilidade é considerada em pacientes adultos que desenvolveram essa condição de forma crônica e persistente, e que não responderam com sucesso à terapia cognitivo-comportamental, normalmente considerada 'padrão ouro' para esses casos.

Dr. Williams Ramos e Marcelo Amador, gerente de treinamento da Apsen, com as farmacêuticas vencedoras do quiz interativo realizado ao final da atividadeDr. Williams Ramos e Marcelo Amador, gerente de treinamento da Apsen, com as farmacêuticas vencedoras do quiz interativo realizado ao final da atividade

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

 

.

 

Icone do VLibras Widget. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.