Evento on-line reúne influenciadores farmacêuticos para falar sobre suas trajetórias profissionais
Participantes do Farma On: Dr. Roberto Tadao Magami Junior, Dr. Adriano Falvo, Dra. Fran Castro, Dra. Milena Quimelo, Dra. Karina Soeiro, Dr. Mário Rezende, Dra. Luciana Canetto e Dra. Danyelle Marini
São Paulo, 28 de julho de 2025.
Com o intuito de promover um bate-papo entre a diretoria e farmacêuticos com destacada presença digital, compartilhando informações sobre saúde, orientações sobre medicamentos e até mesmo dicas profissionais para ajudar a alavancar a carreira de colegas em áreas promissoras, o CRF-SP promoveu no último sábado (26) o evento on-line Farma On.
Na abertura, a vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, lembrou que, para os que se graduaram na década de 1990, como foi o caso dela, seria impensável imaginar esse universo digital e o quanto ele poderia influenciar na profissão.
“Penso que, com o trabalho que farmacêuticos como vocês fazem nas plataformas digitais, trazendo os assuntos mais importantes da profissão numa linguagem gostosa e leve, de forma engajada, fazendo com que as pessoas se identifiquem e transmitindo confiabilidade, fica mais claro para todos nós que temos um novo mundo e, por que não, uma nova área profissional. Por tudo isso, vocês têm nosso orgulho e respeito”, afirmou a vice-presidente.
Já a Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP, ressaltou que o evento é oportuno devido às muitas polêmicas ocorridas na internet envolvendo influenciadores de diversos segmentos. “As pessoas se expõem, falam o que pensam e não medem as consequências. Já vocês conquistaram seguidores por conhecimento, sempre com muito estudo e visão crítica. Há uma base técnica no conteúdo produzido por vocês”, disse a Dra. Danyelle. O secretário-geral do CRF-SP. Dr. Adriano Falvo, também mediou o debate.
Uma das participantes foi a Dra. Karina Soeiro, farmacêutica que está à frente do perfil @ka.soeiro. Ela é escritora, palestrante e consultora em P&D de dermocosméticos, empresária do setor magistral e também coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Farmácia Magistral do CRF-SP. Ela comentou sobre a conduta adotada mediante as parcerias que o trabalho na internet proporciona.
“Acima do limite legal e ético está a minha consciência, o que eu estudo. Só vou divulgar algum insumo se eu realmente acreditar nele. Por diversas vezes, neguei ser speaker ou dar aulas de produtos por não acreditar em seu respaldo científico, por não fazer sentido para mim. Jamais farei qualquer parceria visando somente lucro”, enfatizou.
Também presente no Farma On estava a Dra. Franciele Castro, responsável pelo @drafrancastro, onde compartilha diariamente informações sobre fórmulas manipuladas, suplementos e chás, além de difundir seu trabalho de mentoria para farmacêuticos.
“Eu sempre digo que sou uma farmacêutica apaixonada pelo mercado magistral, onde está totalmente minha área de conhecimento, juntamente com a clínica, inclusive, ao longo de toda minha trajetória nas redes, eu sempre falei muito de legislações que falam sobre o farmacêutico clínico e que o colocam neste lugar de destaque. Mas, à medida em que fui evoluindo, fui cada vez mais atendendo mulheres e acabei migrando para a prevenção e cuidados voltados para a saúde feminina através de suplementação”, conta a farmacêutica.
Outra influenciadora farmacêutica que falou de sua trajetória nas redes sociais foi a Dra. Milena Quimelo, criadora do perfil @milenaquimelo. Em sua apresentação, ela contou ter passado por várias áreas de atuação, entre as quais farmácia magistral, hospital público e manipulação parenteral, mas o que 'tocou' o seu coração foi algo que até então não queria trabalhar: a drogaria. Apesar da resistência inicial, foi lá que ela sentiu que estava exercendo o devido papel de farmacêutica e fazendo a diferença na vida da população.
“Foi essa facilidade de me comunicar na drogaria que me levou para o ambiente digital. Comecei a postar vídeos sobre a minha rotina, sobre situações que vivenciava na farmácia, inicialmente de forma divertida, depois mais tecnicamente, trazendo conteúdo que fizesse com que o público farmacêutico se identificasse comigo, afinal, eu não sou comediante, mas, sim, farmacêutica”, pontuou a Dra. Milena, que hoje se dedica integralmente às plataformas.
O quarto participante foi o Dr. Mário Rezende, responsável pelo perfil @omariorezende, cujo nicho é consultório farmacêutico e empreendedorismo. “Tento usar as redes sociais para fazer com que as pessoas associem o consultório farmacêutico ao meu nome, e tem dado certo. Hoje tenho duas farmácias com manipulação no interior do Ceará focadas em hipertrofia e emagrecimento. Defendo muito o empreendedorismo junto com o consultório farmacêutico e consigo mostrar, por meio das redes, como nós conseguimos ajudar os pacientes”, relatou o farmacêutico.
Além das experiências relatadas pelos criadores de conteúdo, aspectos como a liberdade de expressão e os limites éticos à conduta de um influenciador foram abordados pelo Dr. Roberto Tadao Magami Junior, gerente da Consultoria Jurídica do CRF-SP.
Renata Gonçalez
Departamento de Comunicação CRF-SP
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS
Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias