Projeto incentiva farmacêuticos brasileiros a atuar na Alemanha. Conheça os requisito
São Paulo, 28 de maio de 2025
Farmacêuticos brasileiros podem atuar na Alemanha por meio do projeto ProRecognition, que tem parceria do CRF-SP. O projeto fornece orientações gratuitas sobre a validação de diplomas e informações detalhadas sobre o mercado de trabalho alemão. A ideia é fortalecer o apoio a migrantes qualificados, ampliando suas possibilidades de inserção profissional no cenário internacional.
De acordo com o representante do ProRecognition Felix Rode, a parceria com o CRF-SP é de grande importância. "Nosso trabalho está focado em orientar os profissionais sobre os requisitos necessários para atuar na Alemanhã, especialmente em relação ao processo de reconhecimento profissional, à preparação para o visto e à adaptação às exigências do mercado de trabalho alemão", destaca.
O presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, também enfatiza a relevância da iniciativa. "É uma grande oportunidade para farmacêuticos brasileiros que buscam expandir sua atuação internacionalmente. Apoiar esse tipo de projeto está alinhado com a missão do CRF-SP de valorizar e fortalecer a profissão", pontua.
O projeto ProRecognition é coordenado pela Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK) e financiado pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF). No Brasil, é executado pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo). Entre os serviços oferecidos estão a orientação sobre o processo de reconhecimento profissional, a identificação da profissão de referência na Alemanha, o apoio na escolha da instituição alemã responsável pela análise do diploma, treinamentos gratuitos para elaboração de candidaturas e revisão de currículos, além do suporte no processo de obtenção do visto de trabalho. Para participar, é necessário ter diploma de graduação em Farmácia, nível intermediário de proficiência em alemão (mínimo B2) e experiência profissional mínima de dois anos na área.
O reconhecimento do diploma é obrigatório para exercer a profissão de farmacêutico na Alemanha e também para obter o visto de trabalho ou o visto de procura de trabalho, que exige comprovação de recursos financeiros para permanência no país por 12 meses. A análise verifica a equivalência entre a formação brasileira e a exigida na Alemanha. Caso sejam identificadas diferenças significativas, o profissional pode ser orientado a realizar cursos complementares ou exames específicos.
Interessados, clique para acessar o formulário.
Departamento de Comunicação CRF-SP
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS
Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias