No 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, CRF-SP mostra a importância da assistência farmacêutica no SUS

 

Estande do CRF-SP ofereceu orientação sobre o Comitê de Apoio ao Serviço Público Estande do CRF-SP ofereceu orientação sobre o Comitê de Apoio ao Serviço Público

 

São Paulo, 14 de abril de 2025. 

Promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), o 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo aconteceu de 9 a 11 de abril na cidade de Santos (SP). O Congresso contou com a participação do CRF-SP e reuniu gestores, profissionais de saúde, acadêmicos e especialistas para debater os desafios e avanços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo.

Com o tema “A nova gestão municipal na era digital”, o Congresso abordou a modernização da gestão em saúde, a digitalização dos serviços e a eficiência do SUS no atendimento à população. No estande do CRF-SP, os secretários de Saúde e demais congressistas puderam conhecer o Comitê de Apoio ao Serviço Público (Casp), criado para apoiar as prefeituras na elaboração de proposta de viabilização da assistência farmacêutica nas unidades de saúde.

Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP e Dr. Walber Toma, delegado regional da Seccional do CRF-SP em Santos Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP e Dr. Walber Toma, delegado regional da Seccional do CRF-SP em Santos

A equipe do Casp estuda a realidade do município e oferece um modelo a ser seguido, além de um acordo de ajuste com o CRF-SP. O serviço é gratuito e, com a assistência farmacêutica, traz inúmeros benefícios aos municípios e, consequentemente, à população, como: promove o atendimento humanizado e especializado a pacientes; reduz erros de dispensação de medicamentos; possibilita o acompanhamento farmacoterapêutico, minimiza desperdícios e gastos de medicamentos e muito mais.

A vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, ressaltou que a presença do CRF-SP no Cosems é fundamental para fortalecer a assistência farmacêutica no SUS e, a cada atendimento à secretários de Saúde, reforçava a importância de o município contar com o CRF-SP na estruturação.

Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP e secretária executiva de Saúde de Piracicaba e o Dr. Sérgio Pacheco, secretário municipal de Saúde de Piracicaba Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP e secretária executiva de Saúde de Piracicaba e o Dr. Sérgio Pacheco, secretário municipal de Saúde de Piracicaba

A secretária de Saúde de Itapira (SP), a médica Dra. Maria Sueli Rocha Longhi, visitou o estande do CRF-SP e entendeu a importância da assistência farmacêutica ao município. “A importância da assistência farmacêutica para o município é a qualificação do atendimento ao paciente, do nosso usuário do município. O farmacêutico é quem tem todo o conhecimento farmacoterapêutico, quem vai orientar esse paciente melhor, acompanhando esse seu tratamento e fazendo parte da equipe. E uma equipe multiprofissional de saúde só é qualificada quando você tem um farmacêutico atuante. Claro que a gente tem as dificuldades para isso se realizar, mas a gente deve fazer um esforço para que tudo isso aconteça”, destacou a Dra. Maria Sueli.

Lançamento

Durante o Cosems, o CRF-SP lançou o Manual de Orientação ao Farmacêutico - Registro dos serviços farmacêuticos no SUS, material que já está disponível para o download na área de materiais técnicos do portal www.crfsp.org.br. Entre os temas estão o registro das atividades clínicas no SUS; o cadastro no CNES, o registro dos serviços farmacêuticos e as atividades clínicas e seus códigos no SIGTAP.

Dra. Luciana ressaltou que o registro dos serviços significa contribuir para o subsídio da assistência farmacêutica e a valorização profissional do farmacêutico. “Esse manual representa um avanço significativo nas ações da assistência farmacêutica no SUS”.O coordenador da assistência farmacêutica do município de São Paulo, Dr. Felipe Tadeu Carvalho Santos, falou sobre o material. “Gostaria de convidar a todos a consultarem este manual porque este grupo que elaborou tem a intenção de incentivar para que todos os farmacêuticos, de fato, façam o registro de forma adequada. É a única forma de nós conseguirmos evidenciar o trabalho dos farmacêuticos da saúde pública. E mais do que isso, termos informações que possam conduzir as políticas públicas de saúde". 

Dr. Felipe Tadeu, coordenador da assistência farmacêutica do município de São Paulo; Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP e Dra. Maria José de Souza, coordenadora do GTT de Saúde Pública do CRF-SPDr. Felipe Tadeu, coordenador da assistência farmacêutica do município de São Paulo; Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP e Dra. Maria José de Souza, coordenadora do GTT de Saúde Pública do CRF-SP

A Dra. Maria José de Souza, coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho de Saúde Pública do CRF-SP, também esteve presente no lançamento. “Convido a todos para baixar o manual, fazer uso, folhear, dividir com a equipe, principalmente a eMulti, para que a gente possa, por meio dos dados da produção do farmacêutico, demonstrar a nossa importância dentro dos serviços farmacêuticos e dentro do SUS. Afinal de contas, a política pública é construída por nós também”.

Para baixar o Manual, acesse.

Para mais informações sobre o Comitê de Apoio ao Serviço Público (CASP): casp@crfsp.org.br 

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Icone do VLibras Widget. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.